Para Fernando Santana, estátua contribuirá para o turismo religioso e a melhoria da economia da região. Foto: Blog do Edison Silva

O governador Camilo Santana autorizou na última semana a construção de uma estátua para a mártir menina Benigna na cidade de Santana do Cariri, região Sul do estado. A cidade já recebe anualmente milhares de pessoas para uma romaria em homenagem à garota, considerada santa pelos fiéis.

O deputado Fernando Santana (PT), autor da solicitação para o erguimento da estátua, chegou a fazer um pronunciamento na Assembleia Legislativa exaltando a autorização da construção. Ele destaca, em conversa com o blog, que esta será mais uma obra para fomentar o turismo religioso na região sul do estado. “A somar-se com a estátua de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, com Nossa Senhora de Fátima, no Crato, e Santo Antônio, em Barbalha, o Cariri vai, cada vez mais, fortalecendo-se nessa questão do turismo religioso, gerando emprego e renda para o povo do estado do Ceará e, em especial, para o nosso povo do Cariri”.

Quem foi Benigna

Benigna Cardoso da Silva foi uma jovem católica brasileira, cidadã de Santana do Cariri, que foi barbaramente assassinada aos 13 anos por um jovem da mesma idade, em 1941. A história comoveu a região e, desde então, o túmulo da garota tornou-se alvo de devoção por parte de religiosos que a consideram uma mártir da castidade. Em 2011, a Diocese do Crato deu início ao seu processo de beatificação. Em 2013, a causa foi aceita pela Congregação para a Causa dos Santos, e Benigna foi declarada Serva de Deus.