Governador Camilo Santana (PT) é filho da região do Cariri. Foto: Arquivo.

O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana (PT), informou pelas redes sociais que recebeu a confirmação da data de beatificação da Menina Benigna, que ocorrerá em 21 de outubro de 2020. A notícia, segundo Camilo, veio através de uma mensagem do Arcebispo do Crato, Dom Gilberto. Benigna será o primeiro caso de beatificação no estado do Ceará.

> Leia também:
.
Cariri cearense ganhará quarta estátua religiosa em Santana do Cariri

Veja a mensagem postada pelo governador:

“Recebo com alegria mensagem do Arcebispo do Crato, Dom Gilberto, informando a confirmação da data de beatificação da Menina Benigna: 21 de outubro deste ano. Essa será a primeira beatificação da história do Ceará, uma notícia que emociona, principalmente, todo o povo católico e da Região do Cariri.”

Quem foi Benigna

Benigna Cardoso da Silva foi uma jovem católica brasileira, cidadã de Santana do Cariri, que foi barbaramente assassinada aos 13 anos por um jovem da mesma idade, em 1941. A história comoveu a região e, desde então, o túmulo da garota tornou-se alvo de devoção por parte de religiosos que a consideram uma mártir da castidade. Em 2011, a Diocese do Crato deu início ao seu processo de beatificação. Em 2013, a causa foi aceita pela Congregação para a Causa dos Santos, e Benigna foi declarada Serva de Deus.

A cidade de Santana do Cariri irá receber um monumento em homenagem à beata, aumentando o polo turístico religioso da região do Cariri, que já tem outras 3 estátuas.