Silvana Pereira afirmou que secretário de saúde busca implantar no Ceará o que de melhor encontrou em gestão de saúde no mundo. Foto: ALECE

Repercutiu bastante na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (28), o encontro da última terça de 14 deputados estaduais com o secretário estadual de saúde, Dr. Cabeto, na apresentação aos parlamentares de detalhes do projeto Plataforma de Modernização da Saúde. Os projetos do governador que estão na Assembleia tratando da reforma na saúde não deverão ser liberados para votação, na urgência pretendida pelo secretário.

A ideia inicial era de votar as matérias já na sessão  de quinta-feira (29), mas a deputada Silvana, presidente da Comissão de Saúde, decidiu estabelecer um prazo maior para que os membros do colegiado possam ter oportunidade para melhor analisá-las.

Em discurso Dra. Silvana (PL) elogiou o secretário, durante o primeiro expediente da sessão plenária, pelas explanações realizadas. “Ele é um estudioso da saúde e está trazendo para o Ceará as melhores experiências do mundo nesta área, apresentando de forma cuidadosa o que pretende fazer com a saúde do nosso Estado e modernizá-la”, salientou.

Em conversa com o blog, ela afirmou confiar bastante no projeto apresentado, inclusive prometendo votar contra emendas que forem apresentadas por colegas parlamentares, caso entenda que possam desvirtuar a plataforma. Presidente da Comissão da Saúde da Casa, Silvana destacou o fato de que as instituições de saúde prestarão conta da forma com que são gastas as verbas públicas recebidas. “Na realidade, é um plano de cobrança, é um plano que ele vai dar o recurso financeiro ao hospital e o hospital tem que ter a contrapartida em número de atendimentos, em número de cirurgias. Isso nunca aconteceu!”, explicou a deputada.

Dra. Silvana destaca importância da Plataforma de Modernização da Saúde; ouça:

Mensuração de resultados

Em aparte, o deputado Guilherme Landim (PDT) avaliou o plano de modernização da saúde como muito bom, mas destacou que provavelmente apresentará alguma emenda. “O plano é bom e necessário para o Ceará, mas podemos discutir alguns aspectos do projeto aqui e aperfeiçoá-lo com emendas”, pontuou.

Em conversa com o blog, Landim explicou o que considera a mensuração dos serviços o principal destaque da plataforma apresentada. “O que eu gostei mais do projeto é porque ele dá diretrizes e coloca formas de mensurar a melhoria da saúde ou não, se os serviços estão sendo efetivos à população ou não, algo semelhante ao que aconteceu na educação aqui no Ceará, em que os municípios têm uma meta a cumprir, sabem que tem que atingir essas metas, sabem o que deu errado e o que deu certo”, explicou ao blog o deputado.

Guilherme Landim explica o que mais lhe chamou atenção no plano apresentado para a saúde; ouça:

À espera de resultados

O deputado Heitor Férrer (SD) considerou o debate com o secretário de saúde muito produtivo e frutífero. Ele disse que também esperar que o projeto seja aprovado sem muitas alterações, ‘até para o governo depois não poder dizer que não deu certo porque mudaram’. Também médico, Férrer elogiou o colega Cabeto, e disse que dará esse voto de confiança ao secretário, esperando que a saúde melhore de fato. “Depois nós queremos resultados, nós queremos minimizar o sofrimento do povo do Ceará quando busca socorro na saúde pública”, comentou ao blog o deputado.

Heitor Férrer espera que novo plano para a saúde melhore efetivamente a vida da população mais carente do estado; ouça: