Sessão plenária foi aberta com o registro de presenças de 16 deputados, quórum mínimo exigido para o início dos trabalhos, mas no plenário, realmente, só dois estavam presentes. Foto: Blog do Edison Silva

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou, na manhã desta quarta-feira (17) a última sessão antes do recesso parlamentar regimentar, que vai de 18 a 31 de julho. A sessão foi marcada pelo esvaziamento do plenário, tendo sido aberta às 9h51min pelo presidente em exercício, Fernando Santana, que encerrou os trabalho às 11h27min.

Os trabalhos foram iniciados com o registro de presença de apenas 16 deputados, quórum mínimo exigido para que seja iniciada a sessão. Além de o presidente Fernando Santana (PT), deram presença os deputados Evandro Leitão (PDT), Agenor Neto (MDB), Antônio Granja (PDT), Augusta Brito (PCdoB), David Durand (PRB), Fernanda Pessoa (PSDB), Guilherme Landim (PDT), Heitor Férrer (SD), Jeová Mota (PDT), Júlio César Filho (Cidadania), Lucílvio Girão (PP), Renato Roseno (PSOL), Salmito (PDT), Tony Brito (PROS) e Vitor Valim (PROS), mas nem todos estavam no plenário.

Durante os trabalhos, houve ainda a chegada do deputado Moisés Braz (PT). No entanto, a sessão foi marcada sempre pelo esvaziamento do plenário, estando quase sempre com a presença de dois parlamentares, um comandando a sessão da mesa diretora e outro fazendo pronunciamento.

Deputado Fernando Santana (centro) comandou mais uma sessão plenária. Foto: Blog do Edison Silva

No primeiro expediente, a deputada Fernanda Pessoa utilizou alguns minutos de seu tempo para tratar das vítimas de assédio na cidade de Uruburetama, por parte do médico e prefeito do município José Hilson de Paiva. O caso tem tido repercussão nacional e a parlamentar lamentou o ocorrido, afirmando que as mulheres vítimas têm que receber apoio.

 

Em seguida, Jeová Mota informou sobre obras de estrada em Hidrolândia. Na sequência, Renato Roseno criticou a suspensão de vestibular para pessoas trans na Unilab, determinada pelo Governo Federal. Fernando Santana fez em seu pronunciamento um balanço de seus primeiros seis meses na Casa. Heitor Férrer questionou a postura dos parlamentares em relação à concessão de aposentadoria aos conselheiros do extinto Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e ao novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE).

Na sequência, sem parlamentares inscritos no Pela Ordem e nas explicações pessoais, apenas o deputado Moisés Braz utilizou-se de seu tempo de liderança pelo Partido dos Trabalhadores para também fazer uma prestação de contas do mandato.

Os trabalhos na Casa retornam no próximo dia primeiro de agosto. Nesse período, uma comissão de recesso trabalhará em regime de plantão.