Texto facilita envio de recursos para combate à seca. Foto: Arquivo/Wilson Dias/Agência Brasil

Portaria publicada nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial da União pelo Ministério do Desenvolvimento Regional reconhece situação de emergência em 22 municípios cearenses atingidos pela seca.

A medida facilita o envio de recursos emergenciais da União destinados às ações de combate à seca e redução dos impactos da estiagem como a distribuição de água por meio de carros-pipa nessas regiões.

Os 22 municípios cearenses que tiveram a situação de emergência reconhecida são Beberibe, Boa Viagem, Campos Sales, Caririaçu, Catarina, Catunda, Deputado Irapuan Pinheiro, Itapagé, Jaguaretama, Jaguaribara, Jati, Milhã, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Nova Olinda, Pedra Branca, Pereiro, Piquet Carneiro, Saboeiro, Solonópole e Tarrafas.

Verba para conclusão de obras

No Ceará, as obras para a transposição de parte das águas do Rio São Francisco já estão com mais de 95%. Somente essa obra, no entanto, não garantirá o abastecimento de todo o estado. Além da Transposição, o Ceará precisa da conclusão do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que levará a água que chegará ao sul do estado até o açude Castanhão, onde será distribuído para os demais municípios cearenses.

Diferente da Transposição, não há verba garantida para a conclusão do CAC. Entre dívidas e necessidade de verba para término da construção, estima-se que sejam necessários ainda aporte de cerca de R$ 170 milhões, sendo mais de R$ 100 milhões provindos do Governo Federal, que ainda não garantiu a liberação dessa verba.

Com informações da Agência Brasil.