Sessão sequer foi aberta nesta sexta-feira. Foto: ALECE

Não houve sessão nesta sexta-feira (5) na Assembleia Legislativa do Ceará. Muitos parlamentares foram ao lançamento do pacote para recuperação das estradas e rodovias 2019, ocorrido nesta manhã no Palácio da Abolição, com a presença do governador Camilo Santana, contribuindo assim para que não houvesse quórum mínimo necessário sequer para a abertura da sessão.

A ordem dos deputados inscritos para os pronunciamentos no primeiro e segundo expedientes desta sexta fica mantida para a próxima sessão, na terça-feira que vem (9). A expectativa é que os trabalhos do primeiro semestre sejam encerrados na próxima semana, zerando a pauta e dando início ao recesso do meio do ano na Casa. Caso não haja tempo de votarem as matérias importantes vindas do Poder Executivo, como as contas do governo – já aprovadas nas comissões – o estatuto da Assembleia permite que as sessões sigam até o dia 17/07.

A última matéria na pauta de votações da Assembleia neste semestre será o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Os deputados só podem iniciar o recesso de meio de ano após a aprovação da LDO, pois ela é a base do Orçamento do Estado para o próximo ano que, impreterivelmente, terá de ser votado até o último dia deste ano. E a assessoria governamental só poderá começar a sua elaboração após ter sido aprovada a LDO.