Audiência pública foi pedida por Paulo Paim (D), presidente da Comissão de Direitos Humanos. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) promove na segunda-feira (8) uma audiência pública para debater sobre desemprego e Previdência. A audiência foi pedida pelo presidente do colegiado, senador Paulo Paim (PT-RS).

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em abril mostraram queda na taxa de desemprego para 12,5% após três altas consecutivas. Entretanto, seguem desempregadas, de acordo com a pesquisa, 13,2 milhões de pessoas. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 32 mil novos empregos formais foram criados no país em maio, número inferior ao mesmo período do ano passado, que teve geração de 1,5 mil novos postos a mais.

Para participar da reunião, foram convidados o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística, Paulo João Estausia; a representante do Portal dos Aposentados, Miriam Cristina Dienstmann Stein; o técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (Dieese) Clóvis Scherer; o assessor parlamentar Ernesto Luiz Pereira Filho; o secretário-adjunto de Relações de Trabalho da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Pedro Armengol; e o subsecretário do Regime Geral de Previdência Social (Ministério da Economia), Rogério Nagamine Costanzi.

Também foram convidados representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); da Conlutas Sindical e Popular (CSP); da União Geral dos Trabalhadores (UGT); da Força Sindical; da Nova Sindical dos Trabalhadores (NCST); da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB); e da Central da Classe Trabalhadora.

A reunião será às 9h, na Ala Nilo Coelho.