Foto: Érika Fonseca/CMFor

A titular da Coordenadoria Especial de Proteção Animal e Bem-Estar Animal, Toinha Rocha, e a médica veterinária da mesma instituição Rosania Ramalho apresentaram, nesta terça-feira (4), os resultados das ações da pasta aos vereadores membros da Frente Parlamentar em Defesa do Direito dos Animais na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

Toinha, ex-vereadora, iniciou a reunião destacando a importância da prestação de contas à população e ressaltando, em seguida, os resultados positivos do Vetmóvol – unidade móvel de Pronto Atendimento a cães e gatos oriundos de ONGs, abrigos de animais e tutores baixa renda – após um ano do serviço.

Além do Vetmóvel, Toinha apresentou ainda demais ações da coordenadoria especial, como a construção de espaço de lazer para cães em praças – o chamado “cachorródromo”, campanhas de castração e de adoção, campanha pelo fim de vaquejadas, rodeios e a extinção da tração animal.

Durante o encontro, foram discutidos ainda as questões do abandonado de animais, maus tratos, agressões, acidentes e transmissão de zoonoses. Segundo a ex-vereadora, o entorno das escolas e terminais de ônibus serão priorizados em ações de atendimento e conscientização da população. “As pessoas precisam entender que isso é saúde pública. Quando cuidamos da saúde animal, estamos cuidando também da saúde humana. Isso não pode ser dissociado”, afirmou.

Estiveram na reunião os vereadores Cláudia Gomes (PTC), Paulo Martins (PRTB), Larissa Gaspar (PPL), Márcio Cruz (PSD) e Ziêr Férrer (PDT).