Roseno destacou a importância da presença paterna durante o período de puerpério. Foto: ALECE

Foi aprovado na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (27) um projeto de indicação, de autoria do deputado estadual Renato Roseno (PSOL), que visa ampliar para 30 dias o prazo de licença-paternidade de servidores públicos estaduais e militares do estado. O projeto visa ainda regulamentar a licença em casos de adoção, independentemente de gênero e orientação sexual. Roseno espera agora que o Poder Executivo devolva a matéria para a Casa, para que seja aprovada em forma de projeto de lei.

Roseno justificou o projeto pela importância da presença paterna não apenas no instante sequencial ao parto. “O puerpério é um momento muito delicado, tanto para a saúde fisiológica e mental da mulher, e também pela necessidade de acolhimento do recém-nascido. A presença do pai é muito importante, por isso que a gente está propondo a extensão da licença-paternidade”, disse ao blog.

O deputado explicou ainda que se estima haver 5 milhões de filhos não reconhecidos pelos pais no Brasil e que medidas como essa são um incentivo à maior presença da figura paterna em momentos que mãe e criança precisam de uma maior atenção. “Há uma demanda grande no Brasil hoje que a gente melhore a qualidade das relações de paternagem e a responsabilidade com a paternagem. Uma das questões para isso é ampliar e possibilitar a licença-paternidade”, concluiu.