A próxima terça-feira (1º) será marcada, no País,  pela posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e de todos os governadores estaduais dos 26 estados e do Distrito Federal. Bolsonaro já está em Brasília desde a última sexta-feira. 500 mil pessoas são esperadas para as festividades da posse do presidente. Um forte esquema de segurança foi montado, segundo os organizadores para a garantia de toda população, e sobretudo das autoridades internacionais que prestigiarão o evento.

A solenidade de posse do presidente Bolsonaro vai começar às 14h45, com o desfile do cortejo presidencial da Catedral Metropolitana de Brasília ao Congresso Nacional, onde acontecerá a Sessão Solene de posse às 15h, no Plenário da Câmara, onde, também, Bolsonaro deverá fazer seu primeiro pronunciamento como presidente.

No Ceará, a posse do governador reeleito, Camilo Santana será mais simples. Pela primeira vez, nas últimas décadas, um governador do Ceará toma posse em solenidade à tarde. O governador e a vice-governadora, Izolda Cela, prestarão o juramento de posse às 14h, após o que seguirá para o Palácio da Abolição, onde empossará o seu novo secretariado. Camilo Santana não vai à posse de Bolsonaro.

Vereadores

Um pouco antes da posse de Camilo, às 13h, o vereador Antônio Henrique (PDT) será empossado como presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, em uma cerimônia no gabinete da presidência da Casa. Também deverão estar presentes os demais vereadores eleitos para a Mesa Diretora: primeiro vice-presidente Adail Junior (PDT), segundo vice-presidente Raimundo Filho (PRTB), terceiro vice-presidente Gardel Rolim (PPL), primeiro secretário Idalmir Feitosa (PR), segundo secretário Ziêr Férrer (PDT), terceira secretária Lucimar Martins, a Bá (PTC) e os vogais Márcio Cruz (PSD), Casimiro Neto (MDB), John Monteiro (PDT).

O vereador Salmito Filho, a quem Antônio Henrique sucederá, não vai participar da solenidade de posse do novo presidente da Câmara, por estar em viagem de férias na Europa. Salmito foi um dos deputados estaduais eleitos no pleito deste ano, portanto deixará a Câmara Municipal no último dia do mês de janeiro, posto ser a posse dos novos deputados estaduais no dia primeiro de fevereiro.

Para encerrar as festividades públicas do primeiro dia do ano de 2019, também será empossada a nova Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE), encabeçada pelo advogado Erinaldo Dantas. Com Erinaldo assumem os novos gestores da Caixa de Assistência dos Advogados (CAACE), Conselho Federal e Escola Superior da Advocacia (ESA) para triênio 2019 – 2021. A solenidade acontecerá na seda da entidade e está marcada para as 17h.

Foto: José Cruz/Agência Brasil.