Câmara Municipal. Foto: Blog do Edison Silva.

A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realiza, nesta semana, duas audiências para debater as Operações Urbanas Consorciadas (OUC) da Aguanambi e do Centro Oeste. Os debates deverão contar com a presença de representantes da sociedade civil e do Executivo, além de técnicos e parlamentares.

A primeira audiência ocorrerá na próxima quarta-feira (22), às 14h30, no auditório da Câmara, e debaterá a OUC Aguanambi, prevista no projeto de lei ordinária (PLO) nº 86/2019, de autoria da Prefeitura de Fortaleza, em tramitação na CMFor. A segunda, referente à OUC Centro Oeste (PLO nº 87/2019), está marcada para a próxima seta-feira (24), também às 14h30.

As duas audiências fazem parte do ciclo de debates sobre as seis OUCs propostas para Fortaleza, que estão sendo analisadas na Comissão Especial de apreciação de matérias que alteram o Plano Diretor, presidida pelo líder do Governo na Casa, vereador Ésio Feitosa (PPL). Segundo o prefeito Roberto Cláudio (PDT), as iniciativas preveem parcerias público-privadas com o objetivo de desenvolver determinadas áreas da Cidade, escolhidas através de estudos técnicos.

Na OUC Aguanambi, está prevista a requalificação urbana e o ordenamento territorial, visando a melhorar o cenário de convivência social na região, além de valorização ambiental, turística e econômica.

A Centro-Oeste prevê o reordenamento e restruturação dos nós viários que causam engarrafamento na região, além da requalificação da Estação Lagoa e Estação Parangaba como terminais multimodais, a implantação de malha cicloviária em toda a margem da lagoa da Parangaba e criação de ciclofaixa nas ruas Professor Teodorico, Elvira Pinho e 15 de novembro.

Outras audiências

Na próxima semana, a CMFor ainda deverá debater as OUCs Leste-Oeste e Maceió-Papicu, nos dias 27 e 29, respectivamente. Além da OUC Litoral Central, no 3 de junho. A primeira audiência ocorreu na semana passada, no dia 15, quando foi debatida a OUC Rachel de Queiroz.