Governo Federal começa a cobrar dos estados nordestinos as despesas da manutenção dos serviços da Transposição - Blog Edison Silva

Governo Federal começa a cobrar dos estados nordestinos as despesas da manutenção dos serviços da Transposição

Eixo Norte da obra de transposição. Foto: Agência Senado.

A obra interminável da Transposição de Águas do Rio São Francisco, mesmo antes de chegar ao fim já motiva preocupação para os governos estaduais cujos territórios serão beneficiados com as águas.  É que o custo da manutenção dos equipamentos e o da energia exigirá uma elevadíssima soma de recursos próprios dos estados. Hoje, a coluna Política do jornal O Estado de S. Paulo registra em duas notas as ações do ministro Gustavo Canuto, junto aos governantes nordestinos.

Na primeira nota diz o jornal:

Passou o chapéu. O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, está batendo à porta de governadores nordestinos para cobrar a fatura da transposição do Rio São Francisco. A conta é salgada. O valor ficaria em torno de R$ 100 milhões por ano para cada Estado beneficiado.

Na segunda nota tem a manifestação do governador de Pernambuco:

 Alto lá. Na sexta-feira, Canuto esteve com Paulo Câmara (PSB). Ouviu do governador de Pernambuco que o Estado topa entrar no rateio quando as obras estiverem concluídas.

Deixe uma resposta