Já estava iniciando a noite desta segunda (17), quando os deputados estaduais cearenses foram liberados para votar os aumentos dos subsídios dos magistrados, integrantes do Ministério Público, dos defensores públicos e dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado. A votação estava suspensa, como noticiado por este blog, por determinação do Executivo. A alegação para sustar o aumento era o impacto financeiro que ele geraria na conta pessoal do Estado, embora cada um dos órgãos atingidos tenham a devida autonomia financeira.

Foi na semana passada que os deputados retiraram a urgência para a votação das matérias com a majoração dos subsídios, mas hoje, depois de aprovarem praticamente todas as matérias de interesse do Governo, foram os aumentos incluídos numa pauta extra, garantindo, assim, que todos eles recebam o aumento já a partir deste mês, como vai ocorrer nos tribunais superiores e na Procuradoria da República.

Com o aumento dos subsídios, juízes, promotores, defensores e conselheiros passarão a receber, mensalmente, pouco mais de R$ 35 mil. O auxílio-moradia, de pouco mais de R$ 4 mil que todos eles recebiam (os aposentados não), não deveria mais ser pago, com o aumento concedido, mas o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já prepara um novo documento voltando a permitir tal ajuda.

Leia matéria sobre o novo auxílio-moradia nesta edição do blog. Clique Aqui