Deputado Júlio César Filho exerceu a função de líder do governo na Assembleia Legislativa até se licenciar para concorrer à Prefeito de Maracanaú. Foto: ALECE.

O juiz da 122ª Zona Eleitoral, Edísio Meira Tejo Neto, julgou nesta terça-feira (07), improcedentes as contestações em relação ao nome de urna indicado pelo candidato Júlio César Filho (Cidadania), que se intitula “Julinho Líder do Camilo”. Dessa forma, Julinho continua autorizado a usar esse nome no pleito municipal de Maracanaú.

O pedido de impugnação da candidatura, baseada no nome utilizado pelo candidato, havia sido protocolado por dois adversários de Julinho: o deputado federal Roberto Pessoa (PSDB) e o candidato pelo PT, Daniel Baima.

De acordo com a decisão do magistrado, “é fato público que o candidato exerceu, até há pouco tempo, o cargo político de líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará na atual gestão do Governador Camilo Santana, tendo se desligado das atividades para candidatar-se”.

Júlio César Filho é deputado estadual, licenciado para concorrer em Maracanaú, tendo exercido o cargo de líder do governo Camilo na Assembleia Legislativa desde o início da legislatura em 2019 até sua licença, há poucos dias.

A decisão esclarece ainda que “não entendo a extensão que pretendem dar os impugnantes ao termo “Líder do Camilo” como expressão ou sigla de órgão da administração pública estadual ou da Assembleia”, ressalta. O magistrado traz ainda exemplos semelhantes de outros candidatos, como “Juíza Selma” ou “Cabo Daciolo”, cujos registros foram deferidos sem que se declarasse vinculação a órgãos públicos.

Ainda conforme o magistrado, o candidato expressa com o nome ‘Julinho Líder do Camilo’ unicamente a função política que ocupou na Assembleia Legislativa. “Não procede, por falta de fundamento lógico, que citada expressão poderá induzir o eleitor ao erro de quando votar no candidato, pensar que estaria votando em Camilo Santana, pois além do nome Julinho vir primeiro, identificando o candidato, Camilo ocupa o cargo de governador do Estado, como é de conhecimento público, e não concorre nesta eleição para o cargo de prefeito de Maracanaú”, explica.

Comemoração

O candidato Julinho Líder do Camilo comemorou a decisão favorável da justiça. “Sou reconhecido na minha vida política Julinho Líder do Camilo. Não há como questionar isso e a justiça reitera que a referência à função desempenhada por mim é pública e notória, sendo inclusive identificada pela população de Maracanaú, pelo meio político estadual e a imprensa”, destaca.