Sarto é o mais experiente dentre os pré-candidatos apresentados pelo PDT. Foto: Reprodução/Facebook.

O deputado estadual José Sarto será o candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT) na disputa pela Prefeitura de Fortaleza. O anúncio foi feito no início da noite desta quinta-feira (10), nas redes sociais do prefeito da Capital, Roberto Cláudio. O vice na chapa será Élcio Batista (PSB), ex-secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado.

Médico com especialidade em ginecologia e obstetrícia, Sarto venceu a disputa interna com outros 4 pré-candidatos do PDT: o deputado federal Idilvan Alencar, o também deputado estadual Salmito Filho, e os ex-secretários da Prefeitura de Fortaleza, Ferruccio Feitosa e Samuel Dias.

José Sarto Nogueira Moreira tem 61 anos, é natural de Acopiara e está no sétimo mandato consecutivo de deputado estadual, tendo sido eleito Presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2019-2020. Com três décadas de vida pública, antes de ocupar a presidência da Casa, foi líder do Governo Cid Gomes; vice-líder do Governo Camilo Santana; e presidiu as comissões de Constituição Justiça e Redação, de Educação e de Fiscalização e Controle, além da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou fraudes no Seguro DPVAT.

A carreira política de Sarto iniciou em 1988, quando foi eleito pela primeira vez vereador de Fortaleza. Quatro anos depois, após ser reeleito, tornou-se presidente da Câmara Municipal, chegando a assumir interinamente a Prefeitura da Capital em diversas oportunidades.

Após ser anunciado pelo prefeito Roberto Claudio, Sarto agradeceu os demais pré-candidatos que concorreram consigo na pré-campanha feita pelo PDT, afirmando que todos se comprometeram em ajudar na campanha. “Hoje eu estou dando um passo em um sonho muito antigo, o sonho de liderar Fortaleza e, modestamente, poder fazer uma cidade melhor. Tenho certeza que, com essa equipe e esse time que temos em Fortaleza, haveremos de construir uma Fortaleza cada vez melhor”, afirmou.

A candidatura será oficializada no sábado (12), a partir das 19h, pelas redes sociais.

Vice

Élcio Batista agradeceu a confiança em seu nome para compor a aliança entre PDT e PSB. Foto: Reprodução/Facebook.

Élcio Batista é sociólogo, professor universitário e foi chefe de Gabinete do Governador Camilo Santana de 2015 a 2018. Na sequência, assumiu o cargo de secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, onde ficou até o prazo limite de descompatibilização visando as eleições, em junho deste ano.

O ex-secretário venceu a disputa para compor a chapa, que tinha grandes partidos interessados, como DEM e PSDB. Em seu discurso na transmissão ao vivo desta quinta-feira (10), Élcio agradeceu ao prefeito Roberto Claudio, lembrando que ajudou a elaborar o plano de governo de sua gestão, ao lado de Eudoro Santana. “Nosso objetivo, meu e do Sarto, é dar continuidade a um projeto que é focado em pessoas e pode transformar ainda mais a vida das pessoas”, afirmou.

Definições antecipadas

Esperava-se que o nome do candidato PDTista fosse apresentado apenas na convenção do partido, no sábado que vem. No entanto, o maior entrave, que era a possibilidade remota de aliança com o Partido dos Trabalhadores (PT), acabou descartada após conversas nas últimas horas, o que facilitou para adiantar os trabalhos para a divulgação oficial do candidato do partido.

Sarto e Élcio terão o desafio de formar a chapa de situação, em um pleito que deverá ter vários candidatos, mas que, sem dúvida alguma, terá o deputado federal Capitão Wagner (Pros) como principal adversário. Wagner foi derrotado no segundo turno em 2016 pelo prefeito Roberto Cláudio, tendo sido eleito em 2018 o deputado federal mais votado do Estado do Ceará.

O primeiro turno das eleições municipais ocorre em 15 de novembro.