O infectologista alertou que no Brasil “haverá várias situações diferentes coexistindo”. Foto: Reprodução/TV Senado.

Ex-secretário de Saúde do estado de São Paulo e médico infectologista, David Uip, que foi convidado para falar com os senadores virtualmente sobre os efeitos da pandemia do coronavírus na data da votação para prefeitos e vereadores, afirmou ainda que o Brasil tem território muito grande, ou seja, não haverá um único pico da doença, mas várias situações diferentes coexistindo, com regiões melhorando enquanto outras estarão estáveis ou piorando.

O médico propôs adiamento das eleições para datas “mais próximas do final do ano de 2020”, horário estendido nos dias de eleições e definição de horários específicos para votação da população mais vulnerável, como idosos, pessoas com problemas cardíacos e pulmonares, diabéticos, obesos e hipertensos.

Disse ainda que será necessário treinamento para todos que trabalharão nos locais de votação.

Uip, que é professor da USP e da Faculdade de Medicina do ABC, acrescentou que atualmente vários estados e cidades já estão flexibilizando as regras de distanciamento social, o que vai levar a um aumento de casos de Covid-19 nas próximas semanas. Soma-se a isso a possibilidade da volta às aulas antes de outubro.

“Eu acho que é um grande desafio. Eu entendo plenamente o momento democrático, eu entendo plenamente a necessidade de definição, e também entendo que o melhor talvez fosse continuarmos com os pleitos preestabelecidos, mas, na minha leitura, isso, neste momento, é absolutamente inconcebível“, afirmou Uip.

Com informações da Agência Senado.