Deputado estadual Heitor Férrer durante filiação ao Solidariedade do deputado federal Genecias Noronha. Foto: Divulgação.

Um dos interessados na candidatura de Heitor Férrer (SD) a prefeito de Fortaleza, o deputado federal Genecias Noronha (SD), presidente estadual da legenda no Ceará, afirmou ao Blog do Edison Silva que cabe somente ao deputado estadual postular ou não o pleito em 2020. Férrer havia marcado para o dia 19/11 encontro com o presidente nacional do partido, Paulinho da Força, para tratar sobre apoio à sua postulação. No entanto, ele remarcou a data.

Segundo informou ao Blog do Edison Silva, ele, pretenso candidato a prefeito de Fortaleza, participará de uma audiência pública sobre um projeto de sua autoria naquela data. Heitor Férrer já remarcou o encontro para a semana seguinte.

Ele já adiantou, inclusive, que precisa de apoio político e financeiro para se aventurar na disputa eleitoral do próximo ano, que deve contar com candidatos do PT, PDT, PROS, PSOL e NOVO, pelo menos. Em 2012, o parlamentar ficou no terceiro lugar, mas caiu uma posição na disputa eleitoral de 2016, e teme sair pequeno da disputa eleitoral.

“A reunião com o Paulinho vai acontecer em Brasília e é para tratar do fortalecimento de sua pré-candidatura a prefeito de Fortaleza”, disse Genecias Noronha.

Questionado sobre a possibilidade de o Solidariedade de Fortaleza apoiar outra candidatura mais robusta, Genecias afirmou que até a disputa, em 2020, tudo é possível. No entanto, destacou que no primeiro turno o partido terá candidatura própria.

Segundo ele, o Solidariedade, apesar de apoiar o Governo de Camilo Santana, em Fortaleza atua de forma independente, sem qualquer ligação com o prefeito Roberto Cláudio. “Não temos nenhum espaço ou aliança com o Roberto Cláudio. Isso demonstra nossa independência. Fomos aliados do governador Camilo, mas não temos compromisso na eleição municipal de Fortaleza”.

“O que importa é que o Heitor é pré-candidato. O melhor apoio que ele pode ter é o do povo. Ele pontua muito bem nas pesquisas que a gente faz. Agora, a decisão é dele”, concluiu.