O edital do concurso só será lançado após autorização do governador. Foto: Tiago Stille /Governo do Ceará

A Superintendência de Atendimento Socioeducativo autorizou dispensa de licitação para a contratação da Funece, para organizar e realizar concurso público com mais de mil vagas para socioeducadores. Serão ao menos 964 vagas em cargos de nível médio e 116 de nível superior, totalizando 1080 cargos disponíveis para a função.  O certame custará aos cofres públicos algo em torno de R$ 4,4 milhões e terá como banca realizadora a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece).

As vagas são destinadas para a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). O órgão, em sua justificativa, afirma que a Seas, criada em junho de 2016, possui como competência central ser a responsável pela coordenação, gestão e execução da política de atendimento socioeducativo no Estado.

Concurso para socioeducadores deve ser realizado em 2020. Deputados votam prorrogação de seleção pública

“O concurso vem atender uma proposta de reordenamento que o Governo vem implementando desde 2016. Os profissionais foram contratados em caráter de seleção, e agora vamos encaminhar o concurso público”, informou ao blog do Edison Silva, Ramom Teixeira, superintendente do órgão.

Em dezembro de 2016 foram criados cargos de níveis médio e superior para compor, em caráter efetivo, a estrutura organizacional do órgão.

No entanto, devido a urgente necessidade de reestruturação e reordenamento do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, e ao programa de enfrentamento à violência Pacto por um Ceará Pacífico, fez-se necessário a contratação de pessoal para suprir as demandas dos Centros Socioeducativos existentes, o que foi realizado, em caráter temporário, por meio da seleção pública.

“Tendo em vista o caráter permanente do múnus público atribuído ao órgão, as exigências constitucionais relacionadas ao serviço público, bem como a existência de cargos efetivos criados por lei destinados à Superintendência, mostra-se imprescindível e urgente a realização de Concurso Público para a contratação de pessoal”, defendeu Ramom.

Com o fim de evitar descontinuidade das atividades da Seas, uma  instituição especializada, no caso a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece),para a realização do certame será contratada, com valor global de R$ 4,4 milhões.

Esse é o primeiro passo dado antes da autorização do governador Camilo Santana para lançamento do edital e início do certame propriamente dito. O anúncio da realização efetiva do concurso deve ser feito pelo governador Camilo Santana, através de suas redes sociais.