Carlos Lupi ao lado do prefeito Roberto Cláudio e do deputado federal André Figueiredo. Foto: Blog do Edison Silva.

O candidato derrotado nas eleições presidenciais de 2018, Ciro Gomes, e seu grupo político, devem focar todas as suas energias nas eleições municipais do próximo ano, principalmente, em Fortaleza, principal Capital gerida pelo PDT, seu partido, no Brasil. A disputa eleitoral no Município no próximo ano, definirá a força que o grupo liderado pelos irmãos Ferreira Gomes ainda terá para o pleito de 2022.

Dependendo, ainda do resultado da disputa em Fortaleza, será traçado o destino do prefeito Roberto Cláudio, também para o pleito subsequente, quando serão escolhidos os novos deputados federais, estaduais, senadores e governador do Estado. O atual gestor da Capital cearense, principal liderança política da cidade, pode se consagrar como nova liderança estadual, visando os principais cargos em disputa.

Mas primeiro, ele e seu grupo político terão que passar pela disputa do ano que vem. E para isso já, há algum tempo, vem se mobilizando internamente, ainda que publicamente tenha sinalizado que a preocupação com a disputa eleitoral fique somente para o próximo ano.

Em dezembro, Roberto Cláudio já confirmou, dará início aos debates temáticos dentro do PDT municipal.

Ele também iniciou processo de atração de parlamentares para seu partido, a fim de eleger o maior número de vereadores que possibilitem dar sustentação a um candidato da base governista. Falando nisso, secretários da administração da cidade e deputados estaduais com densidade eleitoral estão entre os potenciais escolhidos da base.

PDT do Ceará

No caso de Ciro Gomes, que já se coloca como pré-candidato a presidente em 2022, Fortaleza passa a ser sua prioridade, até porque ainda é aqui onde ele tem domicílio eleitoral. Sobral, terra onde a família Ferreira Gomes iniciou sua trajetória política, é outro local onde o grupo governista deve ter maior empenho.

O presidente do PDT do Ceará, André Figueiredo, afirmou ao Blog do Edison Silva que, além de Fortaleza e Sobral, o partido tem interesse em outros municípios como Juazeiro do Norte e Itapipoca. Já o presidente da executiva nacional, Carlos Lupi, destaca a importância de Fortaleza no contexto da disputa eleitoral de 2020, quando Ciro deve tentar, mais uma vez, disputar a Presidência da República.

Deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Ceará também estão de olho, e ansiosos com o pleito vindouro. De acordo com alguns deles, caso o grupo do Governo não atinja suas metas, todo o cenário político na Câmara Municipal, nos municípios do Interior e até no Legislativo Estadual serão alterados.

PT

“Você já imaginou se a oposição ganha? Toda a configuração de aliados e opositores também vai mudar. Com que força o Ciro irá para a disputa tendo perdido em Fortaleza?”, questionou um deputado que preferiu não se identificar.

Principal nome da oposição, Capitão Wagner (PROS), já há algum tempo vem buscando apoio de siglas menores, que possam lhe dar um mínimo de tempo de Televisão e recursos para a disputa. O PT, apesar de ser o partido do principal aliado do PDT no Ceará, o governador Camilo Santana, faz oposição à gestão de Roberto Cláudio.