Para João Jaime, candidatura própria não significa que DEM deixará a base do governo estadual. Foto: ALECE

O deputado estadual João Jaime confirmou que, sob orientação do comando nacional do partido, o Democratas terá candidato próprio em Fortaleza, nas eleições municipais de 2020. “O DEM terá candidatura própria. É um desejo do diretório nacional, que nos foi passado e nós estamos trabalhando, fazendo rodadas de conversas com possíveis candidatos”, disse o parlamentar, que afirmou não poder ainda adiantar nomes por ainda estarem em fase de conversas e especulações internas.

Segundo o deputado, o objetivo do partido no ano que é vem é fortalecer-se no maior número de municípios possíveis e conseguir cerca de 20 prefeituras. João Jaime não negou que a disputa municipal sem coligação tenha influência na decisão de lançar um candidato. “Muitos partidos vão ter que tomar essa decisão. Partido que não tiver candidato, dificilmente fará uma bancada boa de vereadores, em Fortaleza e também no Interior. Essa é a visão nacional do partido e nós, aqui no Ceará, adotamos e vamos implementá-la”.

João Jaime explica a decisão do diretório nacional do Democratas; ouça:

Base de Camilo

A decisão de ter candidatura própria na Capital não significa, para João Jaime, que o DEM esteja deixando a base do governador Camilo Santana. “É uma eleição municipal, nós vamos disputar, como todos os partidos, que muitos apoiam o Governo do Estado, vão também disputar”, explicou, citando o exemplo do PDT, que é da base do governador – do PT – e lançará também candidato próprio.

Bolsonaro

O parlamentar acredita que o eventual apoio do presidente Jair Bolsonaro não ajudará eventuais candidatos na Capital e no interior cearense. “Eu tenho visto várias pesquisas de municípios do Interior, e aqui de Fortaleza também, onde a rejeição dele (Bolsonaro) é muito alta. E começa também já a se ver, dentre os próprios eleitores dele, e eu fui eleitor dele no segundo turno, uma decepção pela forma com que ele vem tratando das questões políticas, inclusive desgastando a Lava-Jato e outras medidas que tem tomados, exatamente o contrário daquilo que quem apostou nele esperava, que ia ser o novo, que faria uma política diferente. Está se mostrando, junto com seus filhos, que são a mesma coisa de todos os outros, que se diziam bons, mas quando se elegeram foram para os conchavos. Eu estou vendo é piorar”, criticou.