O vereador Ronaldo Martins mostrou vídeo em que homens aparecem levando feirante baleado. Foto: CMFor.

O confronto entre feirantes da Feira José Avelino e agentes da Guarda Municipal, ocorrido na madrugada desta quarta-feira (18), repercutiu entre vereadores da Câmara de Fortaleza. Na ação, uma pessoa teria sido alvejada com tiro de arma de fogo, e em seguida veio a falecer. O prefeito Sarto determinou investigação para apurar “possíveis excessos” que tenham ocorrido.

O primeiro a levantar o tema na tribuna da Câmara foi o vereador Ronaldo Martins (Republicanos), destacando que o feirante teria sido morto por agentes da Guarda Municipal enquanto trabalhava.

“Onde era para estar a Guarda Municipal? Nas comunidades, levando segurança para a população. A nossa Guarda é treinada, capacitada para levar segurança para a população. Mas está sendo colocada para matar a população”, disse.

Ele mostrou um vídeo de uma pessoa sendo levada por outros homens, após ter sido atingida por disparos. “A que ponto chegamos? A população não tem segurança. Sendo expulsa de suas casas e não pode trabalhar.  A Prefeitura precisa ouvir esses trabalhadores. Muitas pessoas perderam seus empregos. Quantos outros trabalhadores serão mortos tentando trabalhar?“, lamentou.

Veja trecho do discurso do vereador Ronaldo Martins:

O vice-líder do Governo, Professor Enilson (Cidadania), foi à tribuna para fazer defesa do trabalho da Guarda. O parlamentar defendeu que os fatos sejam apurados, mas que não se pode acusar os agentes de terem praticado o ato sem uma investigação. “Conheço o Grupamento de Operação Especial, altamente capacitado, preparados, mas temos que averiguar todos os fatos“, destacou.

Sargento Reginauro (PROS) também evitou culpar os agentes da Guarda Municipal, e apontou uma “perseguição” por parte de gestores contra os feirantes da José Avelino. Ele destacou a importância do espaço para impulsionar a economia local. “Tragédia anunciada. Se insistir em continuar confronto direto, teremos outras tragédias iguais a essa. Esse confronto desnecessário, que não é com bandido”.

O líder do Governo, Gardel Rolim (PDT), também lamentou o episódio, que segundo ele, culminou na morte de uma pessoa. O pedetista destacou que não é possível afirmar que a Guarda Municipal matou uma pessoa, já que não se sabe de onde partiu o disparou que atingiu o feirante.

Esse debate não é de hoje, faz tempo que fazemos ele. Precisamos dizer que a Guarda Municipal chegou nessa madrugada antes que os feirantes chegassem. É preciso deixar claro que aquele espaço é público e aqui eu não estou defendendo o confronto. Infelizmente, os feirantes foram preparados para o confronto”  – (Gardel Rolim)

 

Veja o que Gardel Rolim falou:

Ele afirmou ainda que o prefeito Sarto determinou que se abra procedimento para investigar o que houve. “É muito estranho que tenha havido arma de fogo, porque a Guarda, nesses casos, usa arma não letal. É um tema duro, difícil, mas estamos aqui para enfrentar o debate à luz da verdade”.

Opositor, Márcio Martins (PROS) defendeu que o Ministério dos Direitos Humanos fosse acionado para acompanhar o caso. Ele destacou, ainda, que a Câmara Municipal não pode fechar os olhos para a situação. “Invoco os vereadores valentes que se manifestem. No mínimo um posicionamento de repúdio e cobrança à gestão pública municipal”, disse.