“O papel da Guarda é proteger os cidadãos e as cidadãs de Fortaleza, e nós faremos o que for necessário para garantir essa segurança”, afirmou o prefeito. Foto: Reprodução/Prefeitura de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza empossou, na quinta-feira (27), mais 255 novos guardas municipais para reforçar a segurança da Capital. Os agentes fazem parte da segunda turma do concurso da Guarda Municipal de Fortaleza e participaram da solenidade de formatura promovida pela Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec).

Durante o evento, o prefeito José Sarto anunciou um conjunto de ações para reforçar a segurança pública da capital. Entre elas, a chamada, em setembro, da terceira turma de aprovados no concurso da GMF, totalizando 1.000 novos guardas até o final do ano, a aquisição de 400 armas de fogo, a implantação de 200 novas parada seguras, a criação do programa Caminho Seguro, a realização de blitze de segurança no transporte público e a inauguração, em 5 de julho, do Centro de Comando e Controle de Videomonitoramento de Fortaleza.

“É inaceitável o sentimento de insegurança pelo qual passam Ceará e Fortaleza. Por isso, nós vamos capacitar e armar a Guarda. Hoje, nós estamos empossando a segunda turma de concursados, com 255 guardas. Em setembro, vamos chamar a terceira turma, com os demais aprovados no concurso para o curso de formação e, com eles e elas, totalizaremos mil novos guardas até o final do ano. Também estamos realizando blitze de segurança no transporte público, vamos fortalecer e ampliar a ronda escolar, estamos implantando 200 novas paradas seguras e vamos implantar o programa Caminho Seguro. O papel da Guarda é proteger os cidadãos e as cidadãs de Fortaleza, e nós faremos o que for necessário para garantir essa segurança“, afirmou o prefeito.

O titular da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec,) Heraldo Pacheco, destacou a importância do aumento do efetivo para a melhoria da segurança pública na cidade. “O máximo que nós pudermos fazer pela segurança pública de Fortaleza, nós faremos. Em maio, empossamos 219 guardas da primeira turma e agora, 255. Eles e elas vêm somar esforços para atender aos planos do prefeito de melhorar ainda mais a segurança do fortalezense. Os novos guardas passaram por uma formação, foram capacitados, tudo dentro dos protocolos, e após a formatura, eles vão fazer o treinamento para o uso da arma de fogo e vão estar ainda mais preparados para atender os cidadãos e as cidadãs”, ressaltou o secretário.

Dos 255 candidatos aprovados, 181 concorreram na ampla concorrência, 62 como pessoas pretas ou pardas e 12 pessoas com deficiência. No último dia 14 de junho, a turma assinou o termo de posse na sede da Sesec após serem aprovados pela Perícia Médica do Instituto de Previdência do Município (IPM).

Curso de formação

Todo o curso de formação foi realizado em Fortaleza, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva, pelo período de dois meses. Nele, foram ministradas disciplinas como conhecimentos jurídicos e específicos sobre a Guarda Municipal; técnicas de busca, algemação e abordagem a pessoas e veículos; condicionamento físico; geoprocessamento de informações criminais, urbanas, socioeconômicas e atuação local; noções de segurança cidadã; uso seletivo da força; técnicas de acolhimento e mediação cidadã; prestação de assistência a pessoa em situação de vulnerabilidade; rotina operacional de serviço em postos fixos e de serviço móvel; legislação internacional sobre direitos humanos, entre outras

Sobre o concurso

A gestão municipal ofertou 1.000 vagas, distribuídas da seguinte forma: 750 para ampla concorrência, 50 para pessoas com deficiência e 200 para pessoas negras e pardas A remuneração é de R$ 3.152,78 para jornada de trabalho de 40 horas semanais, havendo ainda auxílio-alimentação e vantagens inerentes por desempenho da função.

Terceira turma

A terceira turma com 500 alunos está prevista para iniciar o curso de formação da Guarda Municipal em setembro.

Fonte: Site da Prefeitura de Fortaleza