Oposição se fortalece com a saída de aliados da base governista de Sarto. Foto: Reprodução/Instagram

Em reunião recente com aliados, o prefeito Sarto deixou claro para sua base política na Câmara Municipal de Fortaleza que queria que os vereadores governistas se filiassem a partidos políticos que devem estar na coligação em defesa de sua pretensa candidatura à reeleição. Passada a “janela partidária” e com alguns quadros sendo apresentados para a disputa à Prefeitura de Fortaleza, o chefe do Poder Executivo conseguiu manter parte dos parlamentares ao seu lado, mas perdeu alguns quadros.

Com isso, pretensos candidatos ao Paço Municipal devem contar com apoios na Câmara Municipal. Atualmente, com o término da “janela partidária”, Sarto passa a contar com 24 vereadores na sua base aliada, que estão distribuídos entre PDT, PSDB, Avante, PRTB, Agir, PRD, Cidadania, Podemos e PMN.

Outras pretensas candidaturas também terão seus apoios na Casa. Atualmente, além de Sarto, são pré-candidatos a prefeito o ex-deputado federal Capitão Wagner (UB), com apenas um aliado na Câmara de Fortaleza; André Fernandes (PL), com três; Técio Nunes do PSOL, com dois;  e o nome do Partido dos Trabalhadores, que terá até 13 potenciais aliados na Casa, que estão distribuídos entre PT, PSB, Republicanos e PSD.

A oposição, porém, sai fortalecida, apesar de estar mais difusa ideologicamente. Apesar de ter se filiado ao União Brasil, o vereador Márcio Martins tem uma proximidade com a gestão Sarto. Já os três membros do PL, os bolsonaristas Inspetor Alberto, Priscila Costa e Julierme Sena, são críticos da gestão. Os petistas, pessebistas e psolistas da Casa também atuam contra o Governo. No PSD, porém, há quadros que até pouco tempo estavam alinhados com o Paço, como Tia Francisca e Bruno Mesquita.

Base aliada de Sarto –

PDT
Raimundo Filho
Paulo Martins
Lúcio Bruno
Gardel Rolim
Carlos Mesquita
Adail Júnior
Elpídio Nogueira
Renan Colares
José Freire
PPCell
Fábio Rubens
Kátia Rodrigues

Luciano Girão

PSDB
Jorge Pinheiro
Cláudia Gomes

Avante
Marcelo Lemos
Ana Aracapé
Pedro Matos

PRTB
Emanuel Acrízio

Agir
Veríssimo Freitas

PRD
Michel Lins

Cidadania
Professor Enilson

Podemos
Wellington Saboia

PMN
Germano Heman

 

Aliado de Capitão Wagner –

UB
Márcio Martins

 

Aliados de André Fernandes –

PL
Julierme Sena
Priscila Costa
Inspetor Alberto

 

Aliados de Técio Nunes –

Adriana Nossa Cara
Gabriel Aguiar

 

Aliados do candidato petista –

PSD
Tia Francisca
Consul do Povo
Danilo Lopes
Ronivaldo
Bruno Mesquita
Estrela Barros
Eudes Bringel

PT
Adriana Almeida
Dr Vicente
Júlio Brizzi

PSB
Léo Couto
Enfermeira Ana Paula

Republicanos
Ronaldo Martins