Sarto mostra como deve ficar o projeto proposto pela Prefeitura de Fortaleza para a região. Foto: Reprodução/Instagram

O prefeito Sarto tem denunciado o Governo do Estado por, segundo ele, interromper a realização de obra da Prefeitura de Fortaleza em bairro da periferia da cidade. Segundo ele, o Metrofor chegou a afirmar que faria um projeto na região, mas até o momento nada foi realizado no local.

A área envolvendo nova disputa entre Prefeitura e Estado diz respeito a um espaço no bairro Álvaro Weyne, onde a gestão municipal pretende realizar uma urbanização e retirar o lixo que acumula no local. O secretário de Infraestrutura chamou a situação de “descaso” por parte do Poder Executivo Estadual.

“A Prefeitura de Fortaleza elaborou um projeto de urbanização e já contratou a empresa que irá executar as obras para transformar a região em um parque urbano com área de convivência completa para os moradores; entretanto, o Governo do Estado do Ceará está nos impedindo de dar continuidade às obras, com a justificativa de que existe um projeto de criação de uma “futura” linha de metrô subterrânea, projeto este que não há previsão de ser iniciado no local”, lamentou Dias.

Segundo ele, enquanto a paralisação continuar, “a população sofre com a sujeira e disseminação de doenças. Não podemos admitir tamanho descaso. A Prefeitura já se comprometeu em fazer o projeto sem impedir o funcionamento da linha férrea e implantação da futura estação e, mesmo assim, fomos impedidos de trabalhar. Não é sobre política, é sobre a saúde e o bem-estar do povo”.

Obras

O prefeito Sarto esteve no local, onde foi realizado um trabalho de limpeza e terraplanagem do terreno que fica ao lado dos trilhos. “O local virou ponto de descarte irregular de lixo e representa um risco para a saúde, pois favorece a proliferação de mosquitos. Nossas equipes já estão realizando esse serviço mais urgente, para atacar esse problema mais crítico”.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo Municipal, o plano é fazer mais pela região. “A Prefeitura de Fortaleza tem um belíssimo projeto de urbanização para a área, com recurso já garantido e empresa licitada. Enquanto fiscalizava as ações, conversei com os moradores do bairro, que estão ansiosos pelo início das obras. Pois vou resolver o problema. A população não pode mais esperar uma autorização do Metrofor que nunca chega. Nossa gente não pode mais sofrer com isso”, disse o prefeito.