Enquanto aguardam definição do PT, outros partidos já apresentaram seus pré-candidatos. Foto: Divulgação

Pelo menos nove partidos políticos com representação em Fortaleza devem lançar candidaturas a prefeito no pleito municipal deste ano. O Partido dos Trabalhadores (PT) deve definir, neste fim de semana, o nome do pré-candidato que encabeçará a chapa de legendas aliadas do governador Elmano de Freitas para a disputa em Fortaleza. A decisão da agremiação dará início a um novo debate interno entre as direções partidárias na Capital cearense, que será a construção de coligações em torno dos pretensos postulantes para o pleito deste ano no Município.

Por enquanto, o grupo do chefe do Poder Executivo Estadual possui ao menos dez partidos aliados, que provavelmente estarão reunidos em torno do nome petista na disputa de outubro próximo na Capital cearense. São eles: o MDB, o PT, PCdoB, PSB, PV, PP, PSD, SD, PRTB e Republicanos.

O pretenso candidato do Governo do Estado em Fortaleza tende a ter o maior tempo de rádio e televisão na disputa eleitoral de Fortaleza, caso se confirme essa quantidade de partidos aliados em torno de sua candidatura. Na Câmara Municipal, porém, a quantidade de aliados é menor, apesar de expressiva.

O prefeito Sarto, que tentará reeleição, por sua vez, terá ao seu lado, oficialmente, sete partidos políticos. No entanto, conforme dados apresentados por aliados, terá um dos menores tempos em rádio e televisão. Devem estar coligados com o PDT, os partidos Cidadania, PSDB, Agir, Avante, PRD, Mobiliza e lideranças do Podemos.

O Partido Liberal (PL), de André Fernandes, ainda não conseguiu atrair qualquer partido para o entorno da candidatura do bolsonarista, e assim deve ser até o dia do pleito. Capitão Wagner, do União Brasil, corre atrás de construir alguma aliança, mas também pode terminar sem parcerias para sua postulação.

Outras pretensas candidaturas que estão sendo colocadas em Fortaleza são as do senador Eduardo Girão pelo NOVO, Técio Nunes e Cindy Carvalho da Federação PSOL e Rede Sustentabilidade. PCB, PSTU e Unidade Popular (UP) também têm interesse em lançar candidaturas próprias, o que deve ser definido até meados de maio.

Veja como pode ficar a correlação de forças das pretensas candidaturas em Fortaleza:

Candidatura do PT – MDB, PT, PCdoB, PSB, PV,PP, PSD, SD, PRTB, Republicanos

Sarto – PDT, PSDB, Agir, Cidadania, Avante, PRD, Mobiliza, Pode*

André Fernandes – PL

Capitão Wagner – União Brasil

Técio Nunes e Cindy Carvalho – Federação PSOL/Rede

Eduardo Girão – NOVO

PSTU – ainda vai definir o nome

UP – ainda vai definir o nome

PCB – terá candidato e decidirá o nome no dia 5 de maio