O Ceará celebra nessa semana um marco significativo em sua luta contra os desafios da seca com a notícia de que 23 açudes do estado, monitorados pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), atingiram nível de sangria. As informações são do Serviço de Monitoramento Hidrológico dos Reservatórios da Coordenadoria Estadual do DNOCS no Ceará (CEST/CE) .

Entre os açudes que atingiram sua capacidade máxima nos últimos dias estão grandes reservatórios como o Araras, quarto maior do estado, localizado no município de Varjota, com capacidade para armazenar até 859 milhões de metros cúbicos de água, e o Edson Queiroz, que abastece o município de Santa Quitéria e outros distritos próximos e tem capacidade de 254 milhões de metros cúbicos. O último a sangrar foi o açude Mundaú, em Uruburetama, com abastecimento de mais de 21 milhões de metros cúbicos.

O alcance do nível máximo no abastecimento é resultado de uma soma de fatores, incluindo chuvas regulares e esforço contínuo em gestão hídrica. Esses corpos d’água são essenciais para abastecer agricultores e indústrias, além de serem fontes vitais das necessidades hídricas da flora e da fauna local. Com as chuvas da quadra chuvosa de 2024, as regiões gravemente afetadas pela seca experimentaram uma redução significativa em grande parte do estado.

Também são motivos de expectativas para muitas comunidades mais 20 açudes que apresentam capacidade acima de 50%, cinco desses já estão em iminência de sangrar, com mais de 90% de sua capacidade alcançada. Esse cenário é um alento para regiões que dependem desses reservatórios para suprir suas necessidades hídricas, refletindo um momento de renovação para enfrentar períodos futuros de estiagem com mais segurança.

Dentre as barragens que estão mais perto de verter estão a de Jenipapo, no município de Dep. Irapuan Pinheiro, com 91,49%; a Curral Velho, em Morada Nova, com 99,25%; Carão, no município de Tamboril, com abastecimento de 98,93%; Premuoca, em Uruoca, com 98,32%; e a barragem Amanari, em Maranguape, com 91,72% já abastecido.

Esses reservatórios desempenham um importante papel no fornecimento de água para a população e para a irrigação de terras agrícolas em toda a região do Ceará.

Abaixo os 23 açudes monitorados pelo DNOCS que estão sangrando, conforme dados fornecidos pelo Serviço de Monitoramento Hidrológico dos Reservatórios da Coordenadoria Estadual do DNOCS no Ceará (CEST/CE).

1. Ema
2. Fogareiro
3. Poço do barro
4. Quixeramobim
5. Acaraú Mirim
6. Araras
7. Cachoeira
8. Forquilha
9. São Vicente
10. Serrote – Edson Queiroz
11. Tucunduba
12. Várzea da volta
13. Caxitoré
14. Frios
15. São Mateus
16. Tejuçuoca
17. Patos
18. Santa Maria de Aracatiaçu
19. Santo Antônio de Aracatiaçu
20. São Gabriel
21. São Pedro da Timbaúba
22. Itapebussu
23. Mundaú

Fonte: Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).