Canal da Transposição do rio São Francisco. Foto: Gov.Br

Canal da Transposição do rio São Francisco. Foto: Gov.Br

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (5), comanda a cerimônia de assinatura da ordem de serviço do Ramal do rio Salgado da transposição das águas do rio São Francisco, no município de Iguatu, no Ceará. O evento está previsto para 11h.

É prevista também a presença dos ministros dos Transportes, Renan Filho; e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; além do governador do estado, Elmano de Freitas. Na ocasião, o presidente Lula visitará as obras da ferrovia Transnordestina.

Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a obra do Ramal do Salgado conecta regiões historicamente carentes de recursos hídricos e trará benefícios para a população local. A obra de 36 km conectará Cachoeira dos Índios, na Paraíba, a Lavras de Mangabeira, no território cearense. De acordo com estimativas do Executivo, cerca de 5 milhões de pessoas serão diretamente beneficiadas com a segurança hídrica proporcionada pela iniciativa.

“Ao reduzir o percurso em cerca de 100 km em comparação com a derivação em Jati, a adução da água ao açude Castanhão vai trazer rapidez e eficiência da transferência de vazões. Isso não só beneficiará a Região Metropolitana de Fortaleza, o maior centro urbano a ser atendido pelo Projeto da Transposição, mas também permitirá o abastecimento de cidades de médio porte, como Lavras da Mangabeira, Aurora, Cedro, Icó e outras sedes municipais do Centro-Sul Cearense”, informou o Ministério.

Conforme a pasta, a transferência emergencial das vazões transpostas do rio São Francisco para o açude Castanhão ocorre por meio do Cinturão das Águas (CAC), sendo essa a única via possível. Com a construção do Trecho III, o Ramal do Salgado, o cenário será modificado com capacidade de adução de até 20 m3/s, proporcionando maior segurança de abastecimento das cidades da Região Metropolitana de Fortaleza.

Serviço

Assinatura da ordem de serviço do Ramal do Salgado e visita às obras da Transnordestina

Data e hora: 5 de abril (sexta-feira), às 11h
Local: Acampamento da ferrovia Transnordestina, no Distrito Suassurana, em Iguatu (CE).

Fonte: Gov.Br.