Cobrança foi iniciada pelo deputado Antônio Henrique, que defendeu abertura das galerias para receber a população e servidores. Foto: ALCE

A Assembleia Legislativa realiza neste domingo (28), a partir das 8 horas, a segunda edição do Vem pra Alece, momento em que a Casa abre suas portas para receber a população. No entanto, para além da abertura dos espaços do Poder Legislativo, por apenas um dia, o deputado Antônio Henrique (PDT) voltou a cobrar, na sessão plenária desta terça-feira (23), que as galerias do Plenário 13 de Maio voltem a receber os cidadãos cearenses.

Segundo ele, é preciso que a população volte a acompanhar as sessões ordinárias de perto. Os servidores que estão protestando por melhorias salariais também foram citados por ele, uma vez que muitos têm ido ao entorno da Assembleia Legislativa, mas não conseguem entrar nas dependências da Casa.

Ele lembrou que, desde o início da pandemia da Covid-19, as galerias foram fechadas cumprindo as normas necessárias impostas na época e, desde então, seguem da mesma forma. “Peço ao nosso presidente que abra a galeria novamente, para que possamos receber aqueles que desejam entrar na Casa que é deles, para assistirem, participarem e serem ouvidos pelos seus representantes. Hoje mesmo temos servidores em greve lá fora que desejam ser ouvidos e não podem ocupar as galerias”.

Os servidores em greve mencionados pelo deputado são representantes do Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE) que estão em greve desde o início do mês de abril e denunciam a contratação temporária de vistoriadores para atuarem na fiscalização dos veículos, em substituição aos fiscais do Detran.

“Alguém sabe o partido do governador Elmano? Ainda é Partido dos Trabalhadores? E é assim que ele trata os servidores? Trabalhadores organizados, sem qualquer baderna, apenas exigindo seus direitos, pedindo melhorias salariais e nas condições de trabalho foram recebidos pela Polícia Militar com spray de pimenta. É assim que o governador reconhece seus servidores?”, questionou.

Sargento Reginauro (UB) corroborou com o colega e solicitou ao presidente da Mesa Diretora a abrir a galeria novamente. “São servidores públicos e têm direito de serem ouvidos e recebidos. Deputado não pode ter medo do povo. Desde a pandemia as galerias estão fechadas. É inadmissível. E deixo aqui minha solidariedade aos servidores do Detran que estão sendo tratados de forma covarde e vil pelo governador”.

Serviços

“Governador dos trabalhadores e dá ordem para a polícia jogar spray de pimenta nos olhos dos seus servidores? Enquanto os bandidos fecham o Pirambu e o governador não envia sua tropa. Esse é o governo do terror”, atacou Alcides Fernandes (PL).

Para o deputado Felipe Mota (UB), o Governo do Estado estaria perdendo o controle. “A falta de diálogo leva o respeito embora. Pedimos sempre que o servidor trate bem o cearense. Mas e o reconhecimento do servidor? E o Detran está parado nesse momento. Estamos falando da economia, do setor produtivo, que para junto com isso porque depende desses serviços. Governador, abra o diálogo de verdade, porque essas mesas de negociação não estão funcionando. Ouça seu servidor”.