Elmano e Luizianne, em evento no Palácio da Abolição. Foto: Reprodução Instagram / Luizianne Lins

A deputada Luizianne sempre foi irredutível na defesa de realização de prévias para a escolha direta do candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, neste ano. Ela temia ser engolida pelo poder econômico e político do seu principal concorrente, Evandro Leitão, presidente da Assembleia, com muitos cargos comissionados para oferecer a cabos eleitorais, e o apoio do Camilo Santana, e outros petistas de dentro do Governo Elmano de Freitas.

O governador Elmano chamou-a para uma conversa e Luizianne saiu do encontro, concordando em participar do processo diverso das prévias. O que a demoveu do seu propósito? O fato de Catanho ser o candidato a do Governo do Estado e de todas as lideranças petistas à Prefeitura de Caucaia,. e Luizianne ser a candidata oficial do grupo governista ao Senado da República, em 2026. Diz ela que não pensa no Senado, e que Catanho, embora seja seu primeiro amigo, não aceitaria negociar a candidatura dele em Caucaia, pela sua postulação em Fortaleza. Então, o que a fez mudar de ideia e aceitar a proposta do governador Elmano?

Elmano, dizem  pessoas próximas de Luizianne, teria garantido a ela que o processo de eleição de delegados seria limpo, e com a concordância dela, poderia até ser suprimida a etapa seguinte, a da reunião dos delegados para escolher o candidato, ficando o mais votado no domingo (7), como o candidato da agremiação  à Prefeitura da Capital cearense. Elas tem aliados céticos, quanto ao cumprimento desse acordo, mas a maioria dos seus próximos aliados, estão acreditando, e, consequentemente eufóricos.

Não há dúvida que só a força política do governador faria o partido pular a etapa já programada para o dia 21. E mesmo com força, Elmano  terá que gritar para conter a fúria de Camilo, contra Luizianne. A deputada sabe, que o poder econômico e político do presidente da Assembleia é muito grande. Sabe também que ele não tem limite para comprar os delegados, portanto só o governador poderia garantir que ela não seria massacrada.

Luizianne ficou calada no curso de todo processo que culminou com a votação de domingo, na sede do PT. Ela, embora a idade já a tenha tornado mais moderada, não é “morredora”. Elmano lhe deu garantias, e el acreditou. Não se deve pensar que o governador deixe de cumprir o que prometeu, mas se o fizer, o PT entrará na campanha em Fortaleza, com a derrota garantida, antecipadamente.