O PRD reuniu seus quadros em reunião na Câmara Municipal de Fortaleza. Foto: Divulgação

Aos poucos, os partidos políticos no Estado vão formando suas chapas proporcionais de olho nas eleições para as câmaras municipais. Em Fortaleza, o PRD, partido que nasceu da junção do Patriotas e o PTB, que seguirá na coligação do prefeito José Sarto, montou seu grupo e pretende eleger até quatro vereadores.

Presidente estadual da sigla, o vereador Michel Lins, em 2020, atuou na formação de chapa do Cidadania, contribuindo para a eleição de três parlamentares na Casa Legislativa da Capital cearense. “Nossa meta, com muito pé no chão é eleger 4 vereadores em Fortaleza, 5 prefeitos, 10 vice-prefeitos e mais de 50 vereadores em todo o Estado, para, no final de 2024, estarmos entre os maiores partidos do Ceará”, destascou o dirigente.

Segundo ele, o partido é a primeira agremiação partidária a apresentar a chapa completa de candidatos que disputarão o cargo de vereador nas eleições deste ano de 2024. Lins defende a tese de que o partido será aquele com mais candidatos com a menor quantidade de votos. A procura pela sigla resultou, inclusive, na sobra de 27 pretensos postulantes, que foram distribuídos em outras legendas da base aliada do prefeito Sarto.

Conforme explicou, são 44 nomes, onde todos já foram bem votados nas últimas eleições, dentre eles, 15 mulheres, superando os 30% de gênero obrigatório por lei e a meta do partido é eleger 3 a 4 vereadores na capital cearense. Dentre os quadros apresentados pelo PRD existem ex-vereadores como Eulógio Neto e Alípio Rodrigues.

Segundo Michel, a participação das mulheres na política deve ter um papel de protagonista, e não de complementação. “No PRD, nosso time de mulheres vem pra disputar de igual pra igual.” Ele destaca ainda o trabalho coletivo realizado por todos que formam o PRD em Fortaleza e nos mais de 80 municípios cearenses onde a sigla está presente.