Sargento Reginauro foi um dos parlamentares a lamentar o cancelamento da plenária desta quinta-feira (14). Foto: ALCE

A sessão ordinária desta quinta-feira (14) na Assembleia Legislativa foi levantada, às 9h15, por falta de quórum, visto que a maioria dos deputados não compareceu para a plenária do dia. Apesar dos governistas justificarem a ausência no Plenário 13 de Maio devido a evento do Ministério da Educação no Centro de Eventos, a oposição apontou uma manobra da base para evitar o debate do dia. Os trabalhos da Casa só serão retomados na quarta-feira da próxima semana.

A sessão não foi realizada ainda que os trabalhos possam ser feitos no modo híbrido, tendo parlamentares presentes na sede do Poder Legislativo ou estando em qualquer lugar do mundo, através de videoconferência, como acontece geralmente. Membros da bancada oposicionista também criticaram o trabalho remoto e afirmaram que as plenárias só acontecem quando é de interesse da base ou do Poder Executivo.

“Eu, particularmente, estou no primeiro mandato e aqui já aconteceu várias vezes no ano passado. Acho uma agressão à população, que é pagadora de imposto, que espera que o poder público possa, de fato, trabalhar naquilo que é sua competência”, disparou o deputado Sargento Reginauro (UB).

Segundo ele, em uma empresa o expediente não seria cancelado porque alguém não chegou ao trabalho no horário. “Isso não é admissível, ter uma sessão levantada, em uma Casa com 45 deputados. Inclusive, temos o sistema híbrido, que já deveria ter acabado. Quando é para votar as coisas do Governo, o sistema funciona. Mas para dar presença para uma sessão ocorrer, ele é inexistente”.

A deputada Dra. Silvana (PL) afirmou que o cancelamento da sessão não tem relação com o evento do Ministério da Educação, visto que, em sua opinão, bastaria aos parlamentares registrarem a presença. Para ela, o objetivo da base governista foi evitar o debate do dia.

Agora na oposição, Lucinildo Frota (PDT) também lamentou o cancelamento dos trabalhos desta quinta-feira. “Tínhamos três deputados para falar no primeiro expediente e a sessão foi levantada por falta de quórum às 9h15. Essa semana já tivemos sessão que iniciou às 10 horas. Os governistas estão com medo do debate? Eles estão prejudicaram a população cearense, que poderia ser pauta de várias discussões aqui”.