Guilherme Landim esteve na Aneel com outros deputados cearenses. Foto: Miguel Martins

Os deputados da Assembleia Legislativa se uniram, mais uma vez, na manhã desta quarta-feira (20), para tecerem uma série de críticas à empresa Enel. Os parlamentares também lamentaram o que denominaram como falha da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na fiscalização dos serviços prestados pela fornecedora de energia no Ceará.

Na última segunda-feira (18), o  presidente da Aneel, Sandoval Feitosa, durante reunião com os deputados Fernando Santana (PT), Guilherme Landim (PDT) e Lia Gomes (PDT) e com o deputado federal José Guimarães (PT-CE), em Brasília, comunicou que realizará uma “fiscalização especial” da Enel, o que não convenceu muito os parlamentares. Para Fernando Santana, a agência reguladora “sempre vem com a mesma conversa mole”.

“Abordamos mais uma vez com o presidente Sandoval as centenas de milhares de denúncias contra a Enel e a gravidade de muitas delas, frisando como o tipo de fiscalização executado pela Aneel não vem sendo eficaz. Em resposta, ele garantiu que foi aberto um procedimento especial nunca antes executado para quatro prestadoras de serviço do Brasil, entre elas a Enel Ceará”, informou o relator da CPI da Enel, o deputado Guilherme Landim (PDT).

Segundo ele, a medida da agência, apesar de sua importância, não deve surtir o efeito esperado pela população. “Infelizmente não acredito que vamos ter qualquer melhoria. A saída que temos é mobilizar o Congresso para defender o povo de vários estados nessa questão. Se dependesse de nós, a Enel já estava fora do Ceará, mas dependemos de uma decisão federal”, lamentou.

O deputado De Assiz Diniz (PT) afirmou que é chegado o tempo de uma atitude mais efetiva da empresa. “A Enel não presta serviço de qualidade e muito menos assistência a seu consumidor. Uma localidade em Aquiraz passou 11 dias sem energia, e pergunto: Como se trabalha num cenário desse? Dá raiva, revolta e indignação. Produzem leite nessa localidade e tanques foram jogados fora pela falta de energia. Não tem como aceitar essa realidade”, reclamou.

Queixas

Fernando Santana  lembrou que o trabalho da CPI não é contra a Enel, mas a favor do povo cearense. “Investigamos centenas de milhares de queixas de todo o Ceará com seriedade, mas, infelizmente, ouvimos sempre a mesma conversa mole do presidente da Aneel”, lamentou.

A deputada Lia Gomes (PDT) lembrou que alguns momentos da reunião foram tensos devido a forma como o presidente da Aneel reagia a eles. “É impossível não perder a paciência diante de tantos absurdos, pois já estamos padecendo há anos com esses problemas. Comunidades há 15, oito, cinco dias sem energia. Municípios acionando a Justiça para conseguirem inaugurar equipamentos, e ainda temos que ouvir que a Enel Ceará não é a pior prestadora de serviços do País? A Aneel é paga para fiscalizar e precisa fazer esse trabalho”, afirmou.