Todos os governos anteriores respeitaram a data base e concederam aumento integral. Elmano, em 2023, concedeu o aumento depois da data base, embora com efeito retroativo

O governador Elmano de Freitas driblou os servidores do Poder Executivo estadual, e de resto, todos os demais integrantes dos poderes Legislativo e Judiciário, que sempre têm as majorações dos seus salários com índices iguais, embora os poderes sejam independentes e cada um tem o seu próprio Orçamento. O deputado estadual Renato Roseno (PSOL), recentemente foi à tribuna da Assembleia dizer, que o secretário de Articulação Política do Governo, Saldemir Catanho, teria garantido a ele (Roseno) e az um grupo de servidores, que o governador Elmano anunciaria o índice de aumento para os servidores do Estado, no dia 2 de abril, às 9 horas. E que o aumento seria superior à inflação do ano passado.

O deputado fez o pronunciamento, como se o líder do Governo fosse, e agora deve explicações, por ter sido usado, numa artimanha do Governo, para deixar os servidores sem articulação e os deputados da base de apoio ao governante, livres para causarem o estrago que causaram. O governador, silenciosamente, encaminhou a mensagem de aumento do servidores, bem antes do prazo que deu ao deputado Renato Roseno, e o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, sempre interessado em agradar ao governador, mesmo prejudicando os servidores, para os quais tem feito promessas vãs,  colocou a matéria em votação, deixando os trabalhadores sem a mínima condição de reagir.

A maquinação do Governo com a Assembleia, fez uma matéria importante, como a majoração salarial do servidores, ser aprovada num curto espaço de 3 horas, pois ela foi lida no plenário da Assembleia perto das dez horas da manhã e antes das treze horas  já estava aprovada e no início da noite já estava sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado. Os servidores do Estado em curto espaço de tempo perderam seis meses de sua data base, que era em janeiro, até o ano passado, e agora passou para o mês de julho. E mais, ficarão com os seus vencimentos defasados, em até 5% até julho, somada a inflação do ano passado e as dos seis meses deste ano.

Os deputados, acovardados, não foram hoje à Assembleia. Não houve a sessão ordinária desta quinta-feira. Nesta semana, os deputados só realizaram a sessão da “maldade”, ontem (quarta-feira, 20). O governador Elmano de Freitas, com a ajuda dos deputados estaduais que lhes dão apoio, mesmo sendo do partido dos trabalhadores, agora se torna o pior governante para os servidores estaduais. A data base, desde o ano de 20  é janeiro. Todos os governadores do Ceará, desta data até hoje, mantiveram a data base e davam o aumento de uma só vez, uma única exceção, foi também do petista Camilo Santana