A deputada Lia Gomes lamentou a falta de equidade de gênero no Brasil. Foto: Miguel Martins

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira, 8 de março, as deputadas da Assembleia Legislativa tomaram conta da tribuna do Plenário 13 de Maio para apresentar seus posicionamentos sobre avanços e desafios das mulheres cearenses. Durante os pronunciamentos, elas defenderam a equidade de gênero e lamentaram o aumento da violência contra este setor da sociedade no Estado.

A deputada Lia Gomes (PDT) defendeu a necessidade de garantir equidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho e a importância de avançar em políticas de igualdade.  Segundo relatou, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que as mulheres ganham 77,7% do salário dos homens, mesmo que a população feminina tenha um nível educacional mais alto.

Ela lembrou, ainda, que somente  há 88 anos as mulheres conseguiram o direito de votar no Brasil. “Muito escutamos falar que homens e mulheres são iguais, mas somente na Constituição de 1988 essa igualdade foi conquistada. Na prática, isso ainda não acontece.  Dos 46 deputados, apenas nove são mulheres. Dos 184 municípios cearenses, apenas 30 têm mulheres como prefeitas”, lamentou.

Larissa Gaspar (PT) destacou que nos últimos anos houve avanços para as mulheres em diferentes áreas, como a educação, o trabalho e a política. No entanto,  o Brasil segue sendo o quinto País do mundo com mais registros de mulheres assassinadas. “A violência doméstica nos afasta dos espaços de poder e fere os nossos direitos sexuais e reprodutivos, exigindo dos governos, em todos os níveis, um comprometimento com a efetividade de políticas que garantam uma vida digna e sem violência a nós mulheres”.

A deputada defendeu mais políticas públicas que garantam a segurança e a vida das mulheres. “A violência afeta a vida das mulheres em várias dimensões. Nós temos a violência política de gênero, fazendo com que tenhamos que sofrer com a tentativa de deslegitimação da nossa atuação política”.

Gabriella Aguiar (PSD), por sua vez, destacou projetos  que visam cuidar da saúde, promover o respeito e a igualdade de direitos para as mulheres cearenses. Dentre os destacados pela parlamentar, estão os que tratam do Programa de Proteção à Policial Grávida; sobre o Programa de Exames mamográficos itinerantes; a micropigmentação areolar paramédica para as mulheres mastectomizadas; e o que trata de orientação para gestantes com abordagem dos cuidados essenciais com o bebê durante seus primeiros seis meses de vida.

Mulheres

Emília Pessoa (PSDB) celebrou o Dia Internacional da Mulher, enaltecendo as lutas e conquistas de todas as mulheres ao longo dos anos. “No Brasil, 51,1% da população é composta por mulheres. No Ceará, há quase 280 mil mulheres a mais do que homens, de acordo com o Censo Demográfico. Na cidade de Caucaia, que é de lá que vem a minha força, a maioria da população é formada por mulheres, representando 50,96%”, frisou.

Pessoa destacou projetos de sua autoria, como o que trata do incentivo ao esporte feminino e o programa de desenvolvimento socioeconômico para mulheres do campo. A parlamentar comentou também sobre o atendimento especializado nas unidades de saúde para mulheres na fase do climatério ou menopausa, incluindo terapias de reposição hormonal.