Ato de filiação de Cid Gomes e Izolda Cela ao PSB. Foto: Divulgação.

Cid Gomes só fica em ambiente onde ele manda, inclusive em partidos. O ex-governador não aceita ser liderado, depois que rompeu com os coronéis da política cearense, inclusive com o ex-governador Tasso Jereissati, quem deu projeção ao irmão dele (Ciro) e ao próprio hoje senador.

Conhecido como “mandão”, ele passou por diversos partidos, deixando-os quando não podia mais impor as suas indiossincrasias. No PDT foi onde ele demorou mais tempo mandando. Ele foi governador por oito anos e tutor do governador que o substituiu, também por oito anos. Enquanto tinha o comando do Governo do Ceará, o PDT nacional o tolerou. Quando terminou o seu ciclo de controle da administração estadual, a direção nacional do PDT reagiu e ele teve de propara curar outro rumo.

Foi um percurso tortuoso voltar ao PSB. Dizem alguns que da saída do PDT até filiar-se ao PSB, recentemente, ele procurou várias agremiações. Até na porta do  PT ele bateu.  Os seus correligionários chegaram a dizer que ele teria uma audiência com o presidente Lula, para tratar de sua filiação ao PT. A audiência não houve, e sequer chegou a constar da agenda do presidente.

São muitos os partidos nacionais que conhecem a ação predadora de Cid Gomes. Ele já esteve no PDS, no MDB, no PSDB, no PSB ( quando tomou o partido, no Ceará, do controle da família Novaes), no PPS, no PROS, e por fim no PDT. Se o seu liderado, Camilo Santana, que tinha o controle do PSB no Ceará, não ajudasse a abrir as portas para ele, a direção nacional, a mesma que o conhece da sua passagem anterior, pela agremiação, as portas do PSB não lhes teriam sido abertas.

Cid é quem tem falado agora pelo PSB do Ceará. Ele  defende que o PT de Camilo, e do seu liderado Evandro Leitão, não tenha candidato a prefeito de Fortaleza, sob o argumento de que o PT já tem o presidente da República e  o governador do Estado. Evandro quer ser candidato a prefeito da Capital cearense e tem o total apoio de Camilo Santana. Ele concorre no partido com Luizianne Lins. O presidente do PSB cearense, Eudoro Santana, não contesta Cid.

Cid não é contra o PT indicar, em nome da aliança que apoiou a eleição do governador Elmano. O seu discurso, sobre eleição em Fortaleza, é só mais um daqueles falaciosos. Ele e contra é a candidatura de Evandro Leitão, que ousou desafia-lo, ao filiar-se ao PT, sem aguardar a ordem do “mandão”, Cid queria que todos os insatisfeitos com o PDT, fossem para o partido que ele acertasse a filiação. Evandro o desobedeceu, preferiu seguir Camilo, que apostava ter força no PT de Fortaleza, para escantear Luizianne, e indicar Evandro Evandro para ser o candidato do partido na Capital cearense.