O encontro ocorreu com um almoço aos associonados na sede do Sistema. Foto: Blog Edison Silva

Nesta sexta-feira (23), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) recebeu a reunião mensal do Eproce. O encontro tem o objetivo de estreitar relações entre produtores, setor público e entidades de classe. O encontro foi realizado na sede da Faec, com um almoço para os assosiados.

Na ocasião, o presidente da Faec, Amílcar Silveira, apresentou ações do Sistema Faec/Senar; o pesquisador da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Francisco das Chagas Vasconcelos, fez uma apresentação sobre o cenário da quadra invernosa de 2024; e o secretário executivo do Agronegócio, Silvio Carlos Ribeiro, falou sobre as ações do Governo do Estado para amenizar os efeitos de uma possível estiagem.

Amilcar Silveira nos contou sobre a divulgação prévia feita pela Funceme sobre o período de seca. Ele avaliou um grande período de perdas neste início de ano e contou sobre o território irrigado não explorado no Estado do Ceará.

”Temos 54 mil hectares de perímetros irrigados e só utilizados 12,3 mil, precisamos ser eficientes porque não temos rios perenes, principalmente os recursos hídricos que nós temos”, disse Amilcar. Questionado sobre a falta de utilização dos recursos hídricos, o presidente da FAEC diz que falta gestão, investimento privado, que saia do domínio do DNOCS e que os produtores tenham acesso as informações.

Confira trecho da entrevista de Amílcar Silveira ao Blog do Edison Silva: