Guilherme Sampaio comemorou a aprovação da matéria pela Câmara de Fortaleza. Foto: Alece

A aprovação do reajuste salarial dos professores da rede pública de ensino de Fortaleza não se limitou apenas aos pronunciamentos de vereadores da Câmara Municipal. Os deputados da Assembleia também repercutiram a medida, alguns deles relatando as demandas dos profissionais de Educação do Estado.

O deputado Guilherme Sampaio (PT) parabenizou o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute) pela conquista do reajuste salarial para os professores. Segundo ele, a categoria estava paralisada desde a última semana reivindicando o reajuste salarial, dentre outros benefícios.

“É com muita alegria que informo aqui que as professoras e professores de Fortaleza conquistaram, após negociação com a gestão de fortaleza, o reajuste salarial de 4,62%, a incorporação de 5,5% da regência de classe ao salário-base e o ajuste de 10% no auxílio-alimentação”, destacou.

“Parabéns aos professores e vereadores que souberam negociar, e a Prefeitura que abriu esse canal de diálogo e fez o que precisava ser feito para garantir esses direitos”, elogiou o petista. Segundo ele, não era interesse dos professores prejudicar seus alunos com uma paralisação. “Eles buscam respeito. Antigamente víamos prefeituras pagando meio salário-mínimo a professor terceirizado nesse Estado. Hoje temos professores concursados ganhando R$ 12 mil, porque tem especialização, mestrado. E tem quem ache errado professor ganhar bem. Pois professor tem que ganhar é mais, mais que juiz, que jogador de futebol, pois são eles que formam toda a sociedade”, declarou.

O deputado Antônio Henrique (PDT) também comemorou o resultado das negociações. “Parabéns ao sindicato pela forma como trabalhou a pauta junto à Câmara, e a prefeitura de Fortaleza, que sentou à mesa com a categoria para entender a reivindicação e acatar suas condições. Parabéns a todos por chegarem a um acordo com respeito por ambos os lados”, salientou.

O deputado Queiroz Filho (PDT) também tratou do assunto em seu pronunciamento. O parlamentar já havia questionado algum interesse político na paralisação já que havia compromisso da Prefeitura com o pagamento daquilo que ela cobrado pela categoria. O parlamentar também destacou a campanha salarial dos professores da rede estadual de ensino.