Afirmação foi feita durante a 1ª Sessão Ordinária de 2024 / Foto: Sergio Almeida/Secom/CNMP

“A meta precípua dos trabalhos do Conselho Nacional do Ministério Público é arrostar com coragem, constância e denodo as organizações criminosas, bem assim proteger as famílias e as crianças em todo o alcance das nossas competências”, afirmou, em discurso, o presidente do CNMP e procurador-geral da República, Paulo Gonet, durante a 1ª Sessão Ordinária de 2024, realizada nesta segunda-feira, 5 de fevereiro.

Ao mencionar o combate às organizações criminosas, Gonet apontou o enfrentamento do tráfico de drogas, de armas, de bens encarecidos pela ecologia, de crianças e de mulheres. Outro destaque dado no discurso pelo chefe do Ministério Público da União foi a família como elemento central para a sociedade livre e respeitosa da dignidade da pessoa: “A proteção das crianças é um dos objetivos essenciais tanto das famílias como dos poderes públicos”, observou.

O procurador-geral da República lembrou que as comissões que integram o Conselho devem se ajustar ao propósito citado e ressaltou que o Ministério Público tem que atuar unido, articulado e dedicado. “O CNMP há de empregar toda a sua funcionalidade para esse fim, buscando as conexões entre os ramos do MP”, complementou Gonet.

Além disso, o presidente do CNMP enfatizou também que o trabalho no Conselho deve ser feito sempre “nos lindes da lei e com atenção aos direitos fundamentais dos nossos alvos” e falou ainda sobre o cuidado permanente com a boa distribuição de recursos humanos, administrativos e financeiros. “Haveremos nós de darmos o exemplo de eficiência, precisão e transparência no uso das verbas orçamentárias que o contribuinte nos confia”, afirmou Gonet.

Primeira sessão – A 1ª Sessão Ordinária de 2024 do CNMP é a primeira de Paulo Gonet como presidente da instituição. Gonet tomou posse como chefe do Ministério Público da União no dia 18 de dezembro, quando também assumiu a presidência do CNMP.

Fonte: Ministério Público Federal