O senador também criticou o sistema judiciário e a segurança pública. Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Em pronunciamento no Plenário na quarta-feira (7), o senador Magno Malta (PL-ES) criticou a condecoração de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) com a Medalha do Mérito Legislativo pela Câmara dos Deputados. Ele questionou a homenagem, mencionando que ministros que determinaram a prisão do deputado Daniel Silveira violaram o art. 53 da Constituição. O senador alegou que a imunidade parlamentar foi desrespeitada.

“Foi condecorado, hoje, o homem que deu nove anos de cadeia para Daniel Silveira, um homem no gozo do exercício do seu mandato de deputado federal! Mérito Legislativo! Como é que chama isso? Medo? Covardia? Alegria nas pernas tremendo? O que é isso? O que é isso?”, questionou.

O parlamentar também voltou a criticar o programa de vacinação contra a Covid-19 para crianças no país, citando possíveis efeitos adversos e ressaltando que a população deve ser informada sobre os riscos. Malta também fez críticas ao sistema judiciário e à política de segurança pública. Ele levantou questionamentos sobre fatos que, na opinião dele, configuram como criminalização da polícia. Segundo o senador, as corporações enfrentam dificuldade com “notada inversão de papéis”, por meio da qual a “polícia está sendo criminalizada”

“A polícia está sendo atacada. Eu falo isso e defendo a polícia pelo seguinte: eu sou do tempo em que bandido tinha medo de polícia. Na audiência de custódia, eles sabem que vão sair e o policial vai pagar o preço, vai responder por abuso de autoridade”, disse Malta.

Fonte: Agência Senado