Governador Elmano de Freitas. Foto: Gov-CE/Divulgação.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), foi hospitalizado em São Paulo, na última segunda-feira (26), por recomendação do seu médico em Fortaleza, depois de uma consulta naquele mesmo dia. Ontem (27), depois de uma onda de especulações, que atribuíam a ele várias enfermidades, algumas até graves, ele mesmo foi às redes sociais para dizer: “Bom dia a todas e todos. Informo aos cearenses que estou em São Paulo realizando um check up, após o período em que estive internado para tratamento de uma pneumonia. Sigo trabalhando de forma remota, sempre respeitando as orientações médicas. Uma excelente terça-feira a todos”.

O governador está vivendo momentos muito difíceis também na administração  do Estado. Ele está sendo acusado de fazer uma gestão temerária, pois em apenas um ano o seu Governo registrou um déficit pouco superior a R$ 5 bilhões, de um orçamento de R$ 37 bilhões. Desde 1990 que as contas do Estado estavam regularizadas. As despesas nunca foram, no período, maiores que as receitas.

Evidente que não foi o governador Elmano quem quebrou o Estado. Os seus dois últimos sucessores, Camilo Santana e Izolda Cela, foram os responsáveis pelo descontrole das contas públicas estaduais. Elmano, pelo apoio que recebeu dos dois para ser eleito governador do Ceará, não fala sobre a real situação em que recebeu o erário estadual. O silêncio, em situação como tal, deixaria qualquer pessoa doente. Ademais, a briga interna no PT, para a escolha do candidato do partido à Prefeitura de Fortaleza, aumenta mais ainda o seu desgaste emocional.

Elmano é amigo e parceiro de Luizianne Lins. Camilo é contra Luizianne, e apoia Evandro Leitão. Este, presidente da Assembleia, também pressiona Elmano para que ele o apoie na disputa contra Luizianne Lins.