Os membros da CPI se reuniram na manhã desta terça-feira (27). Foto: ALCE

Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel, o deputado Fernando Santana (PT) convocou seus pares, durante sessão ordinária, na manhã desta terça-feira (27), para uma mobilização, a ser realizada no dia 15 de março, contra a empresa. Ele também destacou que uma pesquisa deverá ser realizada para avaliar o sentimento da população frente a fornecedora de energia.

Ele também anunciou que, em reunião do colegiado, foi aprovada a realização de uma oitiva com o diretor-presidente da Sudene, Heitor Freire, marcada par o dia 11 de março. “No dia 15 faremos uma mobilização em cada região do Ceará para que a população possa se manifestar, cada parlamentar irá em uma região do Estado do Ceará”, disse.

“Vamos fazer um dia D. Estamos combinando para dia 15 de março ser o grande dia de mobilização para ouvirmos as entidades, a população, a sociedade. Quem manda em todos nós e na Enel, como é uma concessão pública, quem tem que mandar é o povo”, disse.

Ele afirmou, ainda, que a mobilização do dia 15 servirá para “robustecer” o trabalho da CPI, que está encaminhando para seu encerramento. Uma pesquisa pública também será realizada pela Assembleia Legislativa “para ouvir o sentimento da população”.

“Queremos construir uma grande ação civil pública contra essa empresa que desrespeita a população do Ceará”, disse. Segundo ele, alguns parlamentares já se propuseram a participar do evento do dia 15 de março. As decisões dessa empresa são tomadas na Itália, sem pensar na população do Brasil. E a situação se agrava a cada dia, em cada cidade, em cada bairro”.

Confira parte da fala do deputado: