Brizzi passou a fazer críticas à gestão desde a votação da Taxa do Lixo. Foto: CMFor

A Prefeitura de Fortaleza disponibilizou, nesta semana, a consulta e pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (TMRSU), a chamada Taxa do Lixo. Por meio do site da Secretaria de Finanças e do App Sefin Digital, o contribuinte terá acesso ao Documento de Arrecadação Municipal (DAM), inclusive, com a opção de pagamento dos dois tributos juntos, com até 12% de descontos, em cota única. Porém, caso prefira o pagamento dos dois tributos também pode ser feito em separado.

Com o anúncio de novo pagamento da Taxa do Lixo, as críticas à cobrança voltaram a ser feitas por parlamentares de oposição, principalmente, nas redes sociais. A medida, aprovada no fim de 2022, e que passou a vigorar no ano passado, foi responsável por mudanças drásticas na conjuntura da Câmara Municipal de Fortaleza, onde alguns parlamentares, outrora aliados da gestão, passaram para a oposição. O contrário também aconteceu, e atualmente, quem era opositor já está alinhado com o projeto do prefeito Sarto.

Um dos principais críticos da cobrança na Casa Legislativa é o pedetista Júlio Brizzi, ainda no mesmo partido do chefe do Poder Executivo Municipal. Segundo ele, passado todo esse tempo, nada mudou no que diz respeito à coleta de lixo, afirmando que em alguns casos a situação chegou a piorar.

“Como dissemos à época que fomos contra esse tributo injusto: nada mudou na coleta de lixo de Fortaleza. Os lixões continuam e a impressão é de que piorou a coleta. Nosso povo está pagando duas vezes pelo mesmo serviço precário. Injusto e absurdo”, criticou ele.

Ainda de acordo com o parlamentar, a população já pagava pelo serviço e passou a pagar duas vezes pela coleta de lixo em Fortaleza. “Foi uma taxa que o prefeito Sarto criou para livrar o orçamento para outras situações e não para o que ela se propõe. Isso é um absurdo e continuaremos lutando contra essa Taxa do Lixo”, pontuou.