Assembleia foi realizada na manhã desta segunda-feira (29). Foto: Divulgação

Em assembleia realizada pelo Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute) na manhã desta segunda-feira, 29 de janeiro, educadores da Capital ratificaram as demandas da Campanha Salarial 2024, com destaque para a reivindicação de reajuste salarial de 10,09%.

Até o momento, não houve propostas da Prefeitura de Fortaleza, e uma audiência agendada para a manhã de hoje foi adiada para as 15h.

Por conta disso, os professores decidiram entrar em estado de greve e aguardam os desdobramentos da reunião com o Executivo. Uma nova assembleia foi marcada para esta terça-feira (30), às 8h, onde serão discutidos os resultados da audiência. Na data, os educadores paralisarão as atividades.

Os professores lembraram que as discussões com a Prefeitura vêm sendo demandas desde dezembro e o reajuste deveria ter sido implementado no início do ano, conforme a data-base da categoria.

Além do aumento salarial, o sindicato também está lutando pelo fim do desconto de 14% nos salários dos aposentados e pelo pagamento do precatório do antigo Fundef, pendente desde 2015. Outras demandas incluem direitos iguais para os docentes aprovados no concurso de 2022, que perderam os direitos aos anuênios e à licença-prêmio. Os profissionais também demandam a inclusão dos funcionários de escola no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da Educação, além da aplicação da CLT para os professores substitutos e a realização de concursos públicos para professores, técnicos, supervisores e orientadores.

Ana Cristina Guilherme, presidenta do sindicato, destacou que o silêncio da prefeitura pode indicar uma negação de direitos, e os professores estão prontos para intensificar sua luta. “O estado de greve é uma forma de mostrar disposição para a paralisação, caso necessário, pois os direitos devem ser ampliados e não retirados”, pontua a dirigente.