Sarto destacou intervenções que devem ser iniciadas e concluídas em bairros da periferia de Fortaleza. Foto: Divulgação

O prefeito Sarto deve focar as ações de sua gestão neste ano eleitora na periferia de Fortaleza. O chefe do Poder Executivo tem destacado a importância da realização de obras e intervenções em áreas periféricas da cidade.

Durante a primeira transmissão ao vivo do ano realizada em suas redes sociais, ele fez um balanço das obras de infraestrutura e lazer em execução na periferia de Fortaleza. Ao todo, segundo disse, mais de 200 intervenções estão em execução na cidade, sendo 90% delas em bairros periféricos.

Na semana passada, o chefe do Poder Executivo já havia dado sinais de que esse seria o principal foco de sua administração neste ano, frisando que “a gestão de Fortaleza é a gestão da periferia”. Ele estava visitando obras da Prefeitura na comunidade do Caça e Pesca. Nesta semana, Sarto iniciou atividades de rua em bairros periféricos da cidade.

”Estamos levando mais qualidade de vida para quem mais precisa. E tem muito mais realizações pela frente. Em breve, vamos lançar um novo pacote de obras com um total de R$ 2,2 bilhões em investimentos. Tudo para fazer de Fortaleza um lugar melhor para se viver, com mais saúde, mais educação, mais infraestrutura, melhor prestação de serviços. Essa é a cidade que queremos: mais moderna, inclusiva e com muitas oportunidades”, destacou Sarto na live semanal.

Conforme lembrou, somente nesta semana, já foi entregue a urbanização da Praça Mãe Rainha, no bairro São Gerardo, com a inauguração de uma Areninha. As obras fazem parte da segunda etapa do Parque Rachel de Queiroz. De acordo com Sarto, o espaço amplia o lazer da população e beneficia a economia do bairro ao favorecer o empreendedorismo.

Em relação às obras em andamento, Sarto destacou a estrada do bairro Bom Jardim. Com 18% de execução, a intervenção inclui a requalificação da avenida Oscar Araripe, com nova pavimentação com piso intertravado, ciclofaixa e calçadas padronizadas.

O mesmo será feito no Álvaro Weyne, no trecho da Av. Theberge com a Av. Tenente Lisboa, com requalificação das vias, academia ao ar livre, parquinho e quadra de areia. Na região, também será entregue nos próximos dias mais uma carreta do programa Vem Saúde, garantindo atendimento à população.

Na noite de terça-feira (09), ele participou da entrega do Meu Bairro Empreendedor do Pirambu. No espaço, foi realizada drenagem, pavimentação em intertravado, calçadas padronizadas e acessíveis, ciclofaixa, mobiliário urbano e paisagismo.

Outra obra em andamento é a requalificação e urbanização da Lagoa da Messejana. Os serviços contam com 90% de execução e incluem a substituição de todo o guarda-corpo que contorna a lagoa, a construção de passeios com piso em intertravado, itens de acessibilidade, paisagismo, mobiliários urbanos, parque infantil, academia ao ar livre e iluminação em LED. Além disso, no entorno, serão entregues quiosques comerciais, Areninha, quadra poliesportiva e pista de skate.

O gestor municipal destacou dois parques que passam por reformas. O primeiro deles é o Parque Rio Branco, no bairro Joaquim Távora. O espaço possui cerca de 80 mil m² e tem passado por reforma da praça e anfiteatro, substituição de pisos, instalação de academia ao ar livre, parquinho infantil e quadra de beach tênis, além de reforço na iluminação, com substituição de luminárias por lâmpadas de LED. Com 35% de execução, a previsão de entrega é abril deste ano.

Outro parque em obras na cidade é o Parque Ecológico, no Passaré, que também abriga o Zoológico e o Horto Municipal, espaços que passam por requalificação. 65% dos serviços já foram concluídos e devem ser entregues em junho de 2024, reunindo famílias de toda a cidade.

O Estádio Municipal do Bom Jardim está com 80% dos serviços concluídos. A intervenção no espaço, de acordo com o prefeito, representa uma transformação do estádio em um polo esportivo, com grama sintética, vestiário, arquibancadas, alambrados e nova iluminação. No entorno, além da urbanização com piso intertravado, paisagismo e plantio de 50 árvores, será entregue uma areninha, além de um calçadão para caminhada, playground, um novo prédio para a escolinha de artes marciais e também para o Museu do Esporte. A expectativa é entregar o espaço ainda este mês.

Durante a live, foi anunciada, também, a reforma e requalificação do Ginásio da Parangaba, que será iniciada até o fim deste mês. Os serviços incluem reforma das duas quadras e da coberta do ginásio, além da reforma do entorno, com criação de praça com piso drenante e uma nova pista de skate. Também será feito paisagismo, área para estacionamento, playground e academia ao ar livre. A previsão de duração da obra é de oito meses.