O momento contou com a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, juntamente com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto e do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Gardel Rolim (PDT) / Foto: CMFor

A Câmara Municipal de Fortaleza inaugurou na manhã desta sexta-feira, 12, posto de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na Central da Cidadania Vereador José Iraguassú Teixeira. O momento contou com a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, juntamente com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto e do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Gardel Rolim (PDT).

Também prestigiaram o evento, o Superintendente regional substituto do INSS no Nordeste, Rodrigo Meirelles, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, o deputado federal André Figueiredo (PDT) e outras autoridades.

A medida reforça o compromisso do presidente Gardel em ampliar os serviços ofertados pela Central da Cidadania, que em 2023 chegou a marca de 25 mil atendimentos. “Essa inauguração representa mais uma conquista para o cidadão fortalezense. Nosso objetivo é garantir que, cada vez mais, nossa população encontre na Central da Cidadania uma vasta retaguarda de serviços de qualidade que atendam suas necessidades”, destacou.

De acordo com o presidente do INSS, a iniciativa demonstra a força do pacto federativo e representa o compromisso do órgão de garantir o atendimento da população. “Espero que sirva de modelo para que a gente possa expandir para outras Câmaras do país. Evoluímos muito, mas precisamos ir além”, afirmou.

De acordo com o ministro Carlos Lupi, em Fortaleza são mais de 850 mil pessoas que recebem algum benefício da Previdência Social. Ele apontou que a parceria com o Legislativo é uma oportunidade para que a população tenha facilitado o acesso ao atendimento e aos benefícios do INSS, seja auxílio doença, salário maternidade, BPC ou aposentadoria.

“Então queria agradecer ao presidente Gardel essa oportunidade, essa aliança de fazer um programa social, pois quanto mais o INSS tiver o encontro com a população melhor será o serviço”, apontou.

Dentre os serviços que serão ofertados no posto do INSS na Central da Cidadania, estão a prestação de informações, orientações e preparação de requerimentos de benefícios e serviços, assistenciais e previdenciários, que serão posteriormente analisados pelo Instituto.

Sobre a parceria:

A parceria resultou de uma articulação do presidente Gardel, que se reuniu com o ministro, em Brasília, no último mês de setembro. Acompanhado de uma comitiva de vereadores, ele tratou da instalação do posto de atendimento na Câmara. Participaram da reunião os vereadores Paulo Martins (PDT), Iraguassú Filho (PDT), Adail Júnior (PDT), PPCel (PSD), Ana Aracapé (PL), Katia Rodrigues (Cidadania), Michel Lins (Cidadania), Márcio Martins (SD), além do deputado federal André Figueiredo (PDT).

INSS Móvel

Na ocasião também foi anunciado pelo prefeito José Sarto (PDT) a assinatura de pacto com o INSS, logo mais às 14 horas no Paço Municipal. De acordo com o gestor, a medida visa levar o atendimento do INSS de forma itinerante à periferia da cidade de Fortaleza, facilitando o acesso da população aos serviços ofertados pelo órgão.

Informações da Câmara Municipal de Fortaleza

Confira os vídeos na íntegra: