O ministro Caldos Lupi deve participar de solenidade de posse da nova direção do PDT Ceará. Foto: Miguel Martins

Após meses de idas e vindas, em uma crise que teve como pivô o senador Cid Gomes e seu grupo político, o Partido Democrático Trabalhista, o PDT, enfim passará a ter um novo comando. A data da posse da nova direção partidária foi marcada pelo presidente nacional da sigla, o ministro Carlos Lupi, e será na sexta-feira (12).

Quem deve assumir a presidência do partido no Estado é o ex-senador professor Flávio Torres, que ficará no comando do PDT estadual até o dia 2 de julho deste ano. Ele é uma das figuras do partido mais próximas de André Figueiredo, que comandou a legenda até então.

A tendência é que o partido siga o posicionamento de não autorizar a carta de anuência aos deputados estaduais e federais que se insurgiram contra a sigla e pretendem ingressar ao mesmo partido que o Cid Gomes, seu líder. Desde o ano passado, ao menos dez deputados estaduais e quatro federais se comprometeram em seguir o senador, caso ele decidisse por deixar a legenda pedetista.

Durante todo o ano de 2023, enquanto a maioria dos representantes do partido na Assembleia Legislativa esteve ao lado da gestão Elmano de Freitas, os pedetistas Queiroz Filho, Antônio Henrique e Cláudio Pinho se mantiveram na oposição ao Governo, o que deve ser defendido pela direção partidária.

Confira a composição da comissão provisória do PDT do Ceará:

Flávio Torres – Presidente
Cristhina Brasil – Vice-presidente
Iraguassu Filho – Tesoureiro
Francisco das Chagas Soares – Secretário
Alessandra Aires Sabino Vieira
Diana Maria Maciel Mano de Carvalho
Claudio Pinho
Geraldo Sinézio Sobrinho
Ianna Fernandes de Almeida Brandão
Ivaldo Ananias Paixão
Janne Ruth Nascimento Viana
Sandra Paula Pereira de Araújo