Nem o governador do Ceará nem outro da região Nordeste não ficou entre os dez aprovados pela população entrevistada. Foto: Reprodução/ Atlas/ Intel

Pela 1ª vez, a pesquisa Atlas estudou a aprovação de todos os governadores do país a partir de uma grande coleta de dados em todas as unidades de federação entre 18 e 31 de dezembro. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, concluiu o ano de 2023 com o maior nível de aprovação entre todos os governadores do país: 72%. Em seguida, em empate técnico, aparece Wanderlei Barbosa, o governador de Tocantins.

Governadores com a maior aprovação por região Sudeste: Tarcísio de Freitas – Republicanos Nordeste: Rafael Fonteles – PT; Sul: Jorginho Mello – PL Norte: Wanderlei Barbosa – Republicanos Centro-Oeste: Ronaldo Caiado – União Brasil. A região com o maior nível aprovação dos governadores é a região Sul, por conta dos níveis altos do Eduardo Leite, Jorginho Mello e Ratinho Jr. A região com o maior nível de desaprovação é a região Sudeste, seguida pela região Nordeste.

Perfil dos entrevistados que analisaram gestão do primeiro ano de governo Elmano. Foto: Reprodução/ Atlas/ Intel

Colocado em 14º lugar o governador do Ceará Elmano de Freitas, teve 55% de aprovação entre os entrevistados enquanto 37% desaprovou ações de sua gestão. Cerca de 8% não souberam responder à pesquisa sobre o petista. A maior rejeição de Elmano foi com o público jovem entre 16 e 24 anos (66,6%) no qual  masculino representa 39,6% e feminino 35,5%.

Todos os governadores apresentaram índices de aprovação superiores a desaprovação, com duas exceções: Cláudio Castro (RJ), provavelmente por conta da crise na segurança pública, e Raquel Lyra (PE), no contexto de problemas de governabilidade por conta da maioria incerta na Alepe.

Gráfico do chefe do Executivo mais bem aprovado até o que mais teve desaprovação, no caso a governaro Raquel Lyra (PE). Foto: Reprodução/ Atlas/ Intel

A pesquisa contemplou 29.694 respondentes entre 18 e 31 de dezembro de 2023.  A maior parte de entrevistas foi com mulheres 53,7% e homens 46,3%. Cerca de 41% dos entrevistados possuem ensino médio completo. Entre a faixa etária dos questionados 12% tem entre 16-24 anos, 19% com 25-34 anos, 23% entre 35-44 anos, 24% entre 45-59 e 21 %com idade entre 60-100 anos.

Dependendo do tamanho de cada estado e consequentemente do tamanho da amostra, a margem de erro oscila entre 1 e 5 pontos percentuais.

Com inforamções da Atlas/ Intel