Ciro Gomes se posicionou sobre os atos golpistas em suas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (08). Foto: Miguel Martins

O líder pedetista Ciro Gomes se posicionou, na manhã desta segunda-feira (08), sobre os atos golpistas do 8 de Janeiro de 2023. O cearense afirmou que os responsáveis pelo financiamento das ações devem ser “punidos exemplarmente”, mas definiu as manifestações apenas como “vandalismo e de depredação”.

O Governo Federal e o Supremo Tribunal Federal (STF), porém, têm outra ideia sobre aquele dia, inclusive, centenas de envolvidos nos atos golpistas ainda estão detidos e investigados por tentativa de golpe contra o Estado Democrático de Direito brasileiro.

Em postagem nas redes sociais, Ciro Gomes também falou sobre exploração política do caso, que em suas palavras “é desonesto” e estaria ocorrendo. Esse posicionamento foi visto como uma indireta à gestão do presidente Lula, que marcou evento com representantes dos Três Poderes para lembrar o ato e a vitória da democracia.

“Os atos de vandalismo e de depredação do patrimônio público, ocorridos por insubmissão política aos resultados eleitorais, devem ser punidos exemplarmente, principalmente a partir dos grandes responsáveis pelo seu financiamento e motivação. Não é o que está acontecendo”, disse Ciro Gomes em suas redes sociais.

Ainda de acordo com ele, “explorar politicamente o fato deplorável é igualmente desonesto e é o que está acontecendo”. Ciro Gomes tem sido um crítico do bolsonarismo, mas depois de romper com Lula, também se tornou um opositor do Governo, apesar de o presidente do seu partido, Carlos Lupi, estar atuando no Governo, na função de ministro da Previdência Social.