Durante assembleia realizada na manhã desta terça-feira (30), os professores decidiram manter a paralisação. Foto: Divulgação

Os professores da rede pública municipal resolveram manter o estado de greve até a próxima sexta-feira (02), quando aguardam uma resposta do prefeito Sarto sobre as demandas da categoria, dentre elas o reajuste de 10,09%. Representantes do Sindicato União dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute) se reuniram com o chefe do Poder Executivo, na tarde de segunda-feira (29), mas não houve avanço quanto às solicitações feitas pelos educadores.

Durante assembleia realizada nesta terça-feira (30), eles resolveram adotar um calendário de paralisações em resposta ao adiamento, por parte do prefeito José Sarto, da resposta à proposta de reajuste salarial de 10,09% apresentada Sindiute. Durante reunião no Paço Municipal, o gestor anunciou que definirá uma proposição apenas na sexta-feira, 02 de fevereiro. Em decorrência disso, as atividades escolares serão interrompidas até o final desta semana.

Segundo o Sindiute, a gestão teve o mês de janeiro para elaborar uma resposta à pauta de reivindicações da categoria, que foi apresentada no final do ano passado. O sindicato expressou sua insatisfação com o adiamento da negociação e decidiu intensificar a pressão iniciada na última sexta-feira, 26, e continuada na segunda-feira, 29, quando os professores aprovaram, em assembleia, entrar em estado de greve.

O primeiro dia de aula de 2024 estava programado para hoje, porém, diante da ausência de um acordo salarial, os educadores mantêm-se mobilizados. Nesta quarta-feira (31), a categoria deve realizar passeata da Praça do Ferreira até o gabinete do prefeito. Na quinta-feira (01), o ato será na Câmara Municipal de Fortaleza e na sexta-feira, eles se deslocarão até o Paço Municipal para aguardar o resultado da audiência e realização de nova assembleia.

Educação

“2024 é ano eleitoral e temos pouquíssimo tempo para a definição de qualquer pauta financeira. Se não lutarmos hoje, levaremos calote amanhã. Se não lutarmos hoje, teremos nossos direitos retirados. Os professores dos filhos da classe trabalhadora precisam ser respeitados”, destaca a presidenta do Sindiute, Ana Cristina Guilherme.

Em suas redes sociais, o prefeito Sarto afirmou que a educação sempre foi tratada “com máxima prioridade pela nossa gestão. Para vocês terem ideia, 27,51% de todo o orçamento de Fortaleza é aplicado na Educação. Outro dado importantíssimo: do ano passado para cá, a folha de pagamento dos professores aumentou em 20%”, disse.