Sargento Reginauro e Carmelo Neto foram os responsáveis pelos pedidos de vista que resultou no adiamento do orçamento para próxima semana. Foto: Reprodução/ ALECE

Na 22ª Sessão Ordinária Da 1ª Sessão Legislativa da 31ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALECE), ocorrida na última quinta-feira (21), deputados de oposição pediram vista na proposta sobre o orçamento direcionado ao Estado do Ceará para o ano de 2024. A decisão aconteceu após a leitura das matéria na reunião conjunta, que abrangia as Comissões de Orçamento; de Trabalho; de Transportes; e Direitos Humanos.

Presidida pelo deputado De Assis Diniz (PT) e relatada pelo deputado Romeu Aldigueri (PDT), os deputados Carmelo Neto (PL) e Sargento Reginauro (União Brasil) pediram vista de todas as matérias contidas na pauta que finalizou a sessão do dia de ontem (21).

A discussão se deu pela pertinência do líder do Governo, Romeu Aldigueri, na colocação feita pelo deputado Carmelo que apresentou uma emenda ao orçamento garantindo uma redução de 75% do ICMS sob absorventes, e o pedetista contestou apresentando 100% de redução de ICMS sob este produto. Esse contraponto não favoreceu Aldigueri, já que, se havia a possibilidade de isenção aos absorventes, a ala do Governo já deveria ter apresentado a proposta antes da discussão em plenário.

Os parlamentares de oposição já reclamavam do aumento do ICMS, comparando com o estipulado por outros estados brasileiros, alegando que o Ceará perderia a competitividade de novas indústrias. Como citado por eles no Rio Grande do Sul, em que o governo teve que reduzir o imposto para resgatar uma empresa calçadista. E também o Rio Grande do Norte, que passa a ser uma nova opção para o setor atacadista.

Confira trecho de discussão entre deputados da base e da oposição: